Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Prefeitura de Balneário Camboriú quer parcelar ITBI para reduzir contratos de gaveta

Prefeitura de Balneário Camboriú quer parcelar ITBI para reduzir contratos de gaveta

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú vai votar nos próximos dias um projeto de lei, encaminhado pelo prefeito Fabrício Oliveira (PSB), que permite o parcelamento do ITBI _ o imposto cobrado sobre transações imobiliárias _ em até 12 vezes. É uma tentativa da prefeitura de reduzir a informalidade nos contratos de gaveta, que correspondem a mais da metade das vendas de imóveis na cidade. Bem mais que a média nacional, que é de 30%.

A quantidade de registros em cartório aquém do número de negócios efetuados fez com que a cidade ficasse conhecida como a ¿capital do contrato de gaveta¿, uma informalidade que causa instabilidade jurídica e faz falta nos cofres públicos. O ITBI deve chegar este ano a R$ 43 milhões. Se a projeção feita pela prefeitura estiver correta, a arrecadação poderia ser o dobro.

Além do parcelamento do tributo, para torná-lo menos pesado no bolso de quem negocia o imóvel, o projeto de lei prevê desconto para quem fizer a regularização nos próximos meses. Processos protocolados até 31 de outubro poderão ter desconto de 33% na alíquota. Ao invés de 3% sobre o valor da venda, vão pagar 2%. Até o fim de novembro o desconto proposto é um pouco menor, e a tarifação é de 2,5% sobre o preço do imóvel. Esses detalhes ainda têm que ser aprovados pelo Legislativo.

O secretário da Fazenda, Wesley Galvão dos Santos, diz que o volume de adesões ainda é uma incógnita, mas a expectativa é chegar a um incremento de 20% na arrecadação de ITBI. O que representa algo em torno de R$ 8 milhões, um reforço importante em meio à crise de arrecadação.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores