Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Prefeitura de Brusque recebe 14 moradores de rua em abrigo

Durante as quatro noites em que manteve o abrigo para os moradores de rua no bairro São Luiz, a Prefeitura de Brusque recebeu 14 pessoas. Para a Secretaria de Assistência Social e Habitação, órgão responsável por organizador o espaço, o número é considerado baixo em comparação à quantidade de moradores rua que atualmente residem no município.

 

O abrigo da administração municipal estava localizado no ginásio da Associação de Moradores do São Luiz. Antes de o local iniciar as atividades, na quinta-feira passada, 9, uma equipe da Assistência Social percorreu os pontos da cidade em que os moradores de rua costumam passar o dia para informá-los sobre a abertura do abrigo.

Na primeira noite de funcionamento, o ginásio recebeu sete pessoas. Na segunda, cinco; na terceira, também cinco; e na quarta e última, oito. Segundo o secretário de Assistência Social e Habitação, Rodrigo Cesari, as ações no ginásio foram encerradas. No entanto, na noite de segunda-feira, 13, a pasta abriu acolhimento na Arena Brusque. No local, apenas uma pessoa passou a noite.

“Passamos pela cidade para informar os moradores de rua sobre o novo abrigo, inclusive eu recebi mensagens no meu telefone de pessoas informando locais em que eles passam a noite. Fomos em todos os lugares, mas ninguém quis ir”, afirma Cesari.
Ainda segundo o secretário, a maioria dos moradores de rua preferiu não se deslocar ao novo abrigo devido ao aumento da temperatura. Ainda assim, a equipe da Assistência Social tentou convencê-los, inclusive com o auxílio de psicólogos.
“Como o frio intenso passou e deu uma amenizada, eles não quiseram ir. Mas a previsão da Defesa Civil é de que a partir do próximo final de semana a onda de frio volte, então a gente vai reabrir o local. Vamos oferecer ajuda dentro das possibilidades para tentar minimizar a dor deles”, diz.
Agora, o órgão aguardará alerta da Defesa Civil de Brusque comunicando a nova queda na temperatura para definir a reabertura do abrigo na Arena Brusque. Enquanto isso, o secretário diz que a Assistência Social atua em ações para distribuir roupas, cobertores e comida à população de rua do município.
“O grande objetivo, e isso é o pedido do prefeito, é dar atenção às pessoas, principalmente àquelas que mais precisam. Através da Assistência Social tentaremos o possível para tentar ajudá-las”.

Posts Relacionados

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar

Delta Máquinas: há 17 anos entregando performance e sustentabilidade à indústria têxtil

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público