Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Primeiro paciente é atendido pelo projeto LATIN na UPA Cordeiros

Um homem com sintomas de infarto foi o primeiro paciente a fazer uso do projeto LATIN de telemedicina na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Cordeiros. O atendimento, realizado por volta das 18h30 de quarta-feira (24), confirmou o diagnóstico de infarto e o paciente foi encaminhado com agilidade para a Unidade de Hemodinâmica do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen para a continuidade do tratamento. Ele se recupera na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

O Projeto Latin American Telemedicine Infarct Network (LATIN) objetiva melhorar os tempos de “Porta Balão” – tempo que consiste no intervalo de tempo médio entre a entrada do paciente com sintomas de infarto agudo do miocárdio no pronto-socorro até o início do cateterismo de emergência, feito por meio de um cateter-balão para desobstrução da artéria afetada. Lançado na terça-feira (23), é uma ação do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, referência em cardiologia na região, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí, por meio das duas unidades de urgência e emergência da cidade, a UPA Cordeiros e o Pronto-Atendimento (PA) do São Vicente.

A inovação do Projeto LATIN consiste se baseia na realização imediata de exames de Eletrocardiograma nas unidades de urgência e emergência, que na sequência são enviados a uma central de atendimento formada por médicos que atuam 24 horas para todo o país. Quando identificadas alterações nos exames dos pacientes, inicia-se o processo de encaminhamento para equipes multiprofissionais que serão imediatamente acionadas para espera do paciente em questão. Todo processo de informações ocorre via e-mail e mensagens de telefone celular, encaminhados pela central diretamente aos profissionais envolvidos.

De acordo com o coordenador da UPA Cordeiros, enfermeiro Gleber Fabiano Pires Silveira, este projeto é importante e muito válido porque permite que se ‘pule etapas’ em relação ao atendimento até então desenvolvido. “Não é mais preciso passar por um cardiologista no pronto-socorro hospitalar para nova avaliação, novo eletrocardiograma e então a confirmação do quadro. O paciente já sai da UPA com o diagnóstico e laudo e chega no hospital direto para o tratamento e esse ganho de tempo pode fazer a diferença entre a vida ou a morte de uma pessoa”, explica.

Furto no PA

Além da UPA Cordeiros, o PA do São Vicente também foi contemplado com a implantação do projeto LATIN do Hospital Marieta. No entanto, menos de 24 horas depois do lançamento do projeto, o notebook que integra o kit que permite a avaliação do paciente, foi furtado durante a noite de terça (23) para quarta-feira (24).

O kit do projeto LATIN é formado um aparelho de eletrocardiograma, uma impressora e um computador portátil, que estava preso a um carrinho por um cabo e cadeado. O cabo foi cortado e apenas o notebook foi levado. A coordenação da Unidade sentiu falta do equipamento na manhã de quarta-feira (24), e imediatamente informou à Secretária de Saúde e à Polícia Militar, que esteve no local e registrou a ocorrência.

Além da investigação policial, a Prefeitura de Itajaí também investiga o caso. O furto do equipamento do Pronto-Atendimento do São Vicente ocorreu horas após outro ato de vandalismo contra o patrimônio público. Na tarde de terça-feira (23), invasores cortaram os cabos da torre de distribuição do São Roque, que fornece sinal de internet para diversos órgãos públicos municipais e furtaram as fontes de alimentação, prejudicando o atendimento de unidades de saúde, da educação e do desenvolvimento social. “Infelizmente, seguidos atos estranhos têm prejudicado o andamento normal das atividades da rede de saúde, prejudicando a comunidade mais necessitada”, lamenta a Secretária de Saúde, Rachel Marchetti.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo