Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Professores iniciam capacitação do Programa de Educação Empreendedora

Professores iniciam capacitação do Programa de Educação Empreendedora

O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) terá início em Concórdia, oeste catarinense, com capacitação de professores de nove escolas municipais a partir desta segunda-feira (5), com abertura às 8 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Rua Marechal Deodoro, edifício Golden Office, Centro). A iniciativa é uma das soluções do Programa Cidade Empreendedora, implementado pelo Poder Público Municipal em parceria com o SEBRAE/SC e terá a coordenação da Secretaria Municipal de Educação. O curso segue até sexta-feira (9) e contará com a participação de 32 educadores que atuam do 1° ao 5°ano e outros 18 que lecionam do 6° ao 9°ano.

Após a capacitação dos professores iniciam os trabalhos em sala de aula com a participação de 1.822 alunos das seguintes escolas: EBM Concórdia, EBM Imigrantes, EBM Romeu de Sisti, EBM Parque de Exposições, GEM Petrópolis, GEM Cinquentenário, EBM Maria Petroli, EBM Waldemar Pfeiffer e GEM Nova Brasília.

O prefeito de Concórdia Rogério Pacheco afirma que o projeto será essencial para o fortalecimento da educação do município. “Procuramos atender a necessidade dos professores e alunos, visando fazer com que a educação continue melhorando. Temos compromisso com um ensino de qualidade e a parceria do Sebrae veio para somar”.

O JEPP visa disseminar a cultura do empreendedorismo desde o início da vida escolar por meio de práticas de aprendizagem que consideram a autonomia, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes importantes para a gestão da própria vida. Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela UNESCO: aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; e aprender a ser.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, destaca que o programa tem a ver com o significado de empreender, entender o que isso significa e levar os resultados desse aprendizado para a vida. “Sobretudo, saber que empreender deriva de atitudes e comportamentos, pois precisamos ter claros os objetivos, ter planejamento e organização para aplicá-los”.

O JEPP integra o Programa de Educação Empreendedora do Sebrae, que  foi criado de acordo com princípios pedagógicos que levam os participantes a entender que empreender significa alcançar seus objetivos e realizar seus projetos de vida e procura contemplar o contexto e as especificidades de cada faixa etária. Além do JEPP, contempla o “Crescendo e Empreendendo” e o “Despertar” para alunos do ensino médio, além de soluções para estudantes do ensino superior.

CIDADE EMPREENDEDORA

Lançado em julho do ano passado, o Programa Cidade Empreendedora é desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Sebrae/SC com o objetivo de implantar estratégias que visam fomentar a economia. Para aplicar as ações, o Sebrae/SC disponibiliza metodologias, instrumentos e expertise nos aspectos estratégicos a serem potencializados.

Além da área de educação, o projeto trabalha aspectos para fortalecer os setores agroalimentar, tecnologia da informação e inovação, comércio e serviços, indústria têxtil e da moda e indústria metalmecânica e bens de capital.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores