Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Profissionais são capacitados para gestão de água na produção de suínos

A falta de gestão da água utilizada na produção de suínos é identificada como um dos principais problemas da cadeia produtiva. O gasto é maior do que o realmente necessário e o uso incorreto impacta negativamente agravando problemas ambientais. Preocupados em capacitar os produtores rurais para uma gestão adequada da água, a Cooperativa Central Aurora Alimentos proporcionou a 110 profissionais que atuam na cadeia de suínos a Capacitação sobre Gestão da Água na Suinocultura.

“A nossa intenção é levar para o campo iniciativas que resultem em melhores práticas ambientais reduzindo custos e promovendo o desenvolvimento sustentável das propriedades”, observou o diretor de agropecuária da Aurora Alimentos, Marcos Antônio Zordan.

O treinamento, que ocorreu nessa semana em Chapecó e Joaçaba, foi promovido em parceria com o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participaram profissionais da Aurora Alimentos e das cooperativas filiadas: Alfa, Auriverde, A1, Copérdia, Coolacer, Caslo, Coopervil, Camisc, Copercampos, Cooasgo e Itaipu.

O assessor de suinocultura da Aurora Alimentos Sandro Luiz Treméa, destacou que se o consumo de água na produção de suínos não ocorre de maneira adequada os produtores necessitam aumentar a estrutura das esterqueiras e dos sistemas de tratamentos de dejetos, comprometendo a qualidade dos mesmos e elevando os custos com estrutura e distribuição.

Os palestrantes Paulo Armando de Oliveira, da Embrapa Suínos e Aves e Jorge Tavares, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da UFSC, abordaram a importância da gestão da água na produção de suínos, captação e disponibilização de água para os animais com armazenamento, tratamento e qualidade, além de padrões de instalação e distribuição.

Também foi explanado sobre o consumo de água pelos animais nas diferentes fases fisiológicas e explicada a importância da instalação e manejo dos bebedouros na gestão da água. Outros usos da água na suinocultura, custo da água na produção, gestão da água versus manejo dos dejetos e impacto econômico na produção de fertilizante orgânico também foram esclarecidos.

Os profissionais capacitados receberam a cartilha de gestão da água na produção de suínos, desenvolvida com a participação da Embrapa, UFSC e empresas associadas ao Sindicarne.

CONTEXTO

A produção integrada do sistema Aurora Alimentos e suas cooperativas filiadas envolve, na cadeia de suínos, 3.444 produtores cooperados, 199 mil matrizes e um plantel permanente de 1 milhão e 800 mil animais no campo.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores