Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC z.Destaques

Programa “Com Licença Vou à Luta” em prol das mulheres rurais

Habilitar mulheres rurais a empreenderem, além de desenvolver competência de gestão para aplicação no seu próprio negócio, considerando as oportunidades existentes. Esses são alguns dos objetivos do programa “Com Licença Vou à Luta”, desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

Abelardo Luz, Presidente Castelo Branco e Planalto Alegre receberam, no mês de julho, o programa que foi conduzido pela prestadora em serviço de instrutoria, Rosa Marina Seghetto. Irineópolis, no Norte catarinense, também contou com uma turma sob a orientação da prestadora de serviço Lúcia Bousses.

A iniciativa foi promovida em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais, CRAS e Secretarias da Agricultura dos municípios e, em Irineópolis, também com a Empresa de Tabacos Souza Cruz, e abordou temas como empreendedorismo, gestão financeira, planejamento do negócio, legislação e liderança. O programa conta com cinco encontros com um módulo de oito horas por semana. “As etapas seguem uma sequência de forma que os temas trabalhados possam ser aplicados objetivamente à realidade de cada propriedade e à vida das produtoras”, explicou Marina.

“É gratificante observar o interesse e a mudança que estes encontros provocam nas agricultoras, que já têm consciência da importância da mulher na agricultura, porém, carência de uma base que alavancasse seu trabalho”, salientou Lúcia.

O supervisor do Senar/SC na região oeste, Helder Jorge Barbosa, destacou que as mulheres estão envolvidas no processo produtivo e na gestão de empreendimentos, sendo responsáveis pela unidade familiar. “Apesar dos preconceitos, a presença do trabalho feminino nas propriedades rurais é realidade, porém ainda carente de qualificação. Diante disso, o Senar/SC promove, constantemente, programas de aprimoramento profissional buscando incentivar a gestão nas mulheres do campo”.

“O programa tem feito a diferença no meio rural, despertando lideranças e o espírito empreendedor nas mulheres. Muitos projetos empreendedores estão vinculados às atividades que já desenvolvem na propriedade, como artesanatos, produção de leite, queijo, massas, hortaliças e outros. Além disso, comercialização, levantamento de preços, estudo de mercado e visão empreendedora são assuntos abordados pelo programa”, pontuou Marina.

Para o presidente do Sindicato Rural de Irineópolis, Francisco Eraldo Konkol, o resultado é satisfatório. “Percebe-se a evolução das produtoras e a reivindicação de ações por parte da administração do município. Isso demonstra que o curso despertou a vontade de buscar mais conhecimentos”, observou Konkol.

PROGRAMA

A iniciativa foi criada especialmente para as mulheres do campo, pois com noções de gestão, elas ajudam a melhorar a administração da propriedade, seja como chefe de família e/ou empresária rural.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, ressalta que a intenção é elevar a autoestima das mulheres para despertar o potencial pessoal e profissional, além de proporcionar atividades que possibilitem a independência financeira, construindo a autoconfiança com reflexos na qualidade de vida. “Tudo isso contribui para o aumento da renda familiar com melhorias na eficiência da gestão”. Para participar é preciso ser alfabetizada, ter mais de 16 anos, ser produtora rural.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo