Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Programa de Controle da Dengue realiza ações preventivas nos bairros Fazenda e Cordeiros

Os agentes de endemias de Itajaí estão intensificando nesta semana as atividades preventivas de combate ao mosquito Aedes aegypti nos bairros Fazenda e Cordeiros. As ações incluem busca ativa de casos suspeitos de dengue, aplicação de inseticida UBV e mutirão de limpeza no Cemitério da Fazenda. O objetivo é cortar o ciclo de transmissão da doença e evitar o registro de novos casos.

Nos bairros Fazenda e Cordeiros foram confirmados os primeiros dois casos de dengue autóctones (contraídos na cidade) de 2020. Além disso, o município registrou três casos importados (2 do Paraná e 1 de Rondônia). No ano passado, foram contabilizados 68 casos autóctones da doença.

Após a confirmação dos casos, os agentes de endemias realizaram a revisão das áreas afetadas e fizeram busca ativa de possíveis casos suspeitos no entorno. Também foi aplicado inseticida UBV para eliminação do mosquito adulto, além de ser realizado mutirão de limpeza no Cemitério da Fazenda, que fica próximo ao local que registrou um caso positivo.

“Hoje o Programa de Controle da Dengue da Secretaria de Saúde tem uma das maiores equipes de Santa Catarina. Com isso, conseguimos dar uma resposta rápida aos casos de dengue. Porém, essas ações são complementares. A população precisa contribuir e eliminar os criadouros do mosquito em casa”, explica o gerente de Controle de Zoonoses, Lúcio Vieira.

De acordo com o gerente, as chuvas frequentes aliadas às altas temperaturas também favorecem a proliferação do Aedes aegypti. A cidade registrou 157 focos positivos do mosquito neste ano, a maioria (31) deles no bairro Cordeiros.

“Continuamos encontrando muitos focos nas residências. Por isso, reforçamos a importância de a população fazer sua parte e reservar toda semana alguns minutos para limpar o quintal e eliminar recipientes que possam acumular água. A situação da região preocupa, por isso todos os esforços precisar estar voltados ao combate do mosquito da dengue”, completa Vieira.

_____________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
Programa de Controle da Dengue
(47) 3249-5573

Related posts

Reunião na ACII defende revitalização moderna para o Centro de Itajaí

Carro 0 km sorteado pelo Itajaí Shopping vai para moradora do bairro Itaipava, em Itajaí

Unique Soul Brava possui os melhores protocolos Vanquish ME

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: