Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

A indústria da construção civil encontrou no Programa Obra Mais Segura um aliado para a transformação: através de inspeções periódicas nos canteiros de obras e da capacitação de trabalhadores, o Obra Mais Segura vem garantindo um dia a dia com mais segurança e menos riscos aos profissionais do setor. Atualmente, em todo o Estado, 212 estão ativas no programa.

Desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), o Obra Mais Segura atua na prevenção de acidentes e na promoção da cultura de saúde e segurança do trabalho. O programa foi apresentado pelo SESI Itajaí aos profissionais de Recursos Humanos de empresas associadas ao Sindicato da Indústria da Construção Civil da Foz do Itajaí (Sinduscon).

O objetivo central do programa é a capacitação de trabalhadores, que se tornam Agentes SOMAS – Supervisores do Obra Mais Segura. Através de treinamentos específicos, esses profissionais assumem um papel fundamental na identificação de riscos, na orientação de seus colegas e na promoção de práticas seguras no canteiro de obras.

Inspeções periódicas são realizadas nas obras participantes, com o objetivo de identificar e avaliar os riscos existentes. A partir dessa análise, são gerados relatórios que recomendam medidas para que a construção atenda às normas de segurança do setor.

Fernanda Retzem, coordenadora estadual do Programa Obra Mais Segura, destaca a importância dessa avaliação constante. “Os relatórios gerados nas inspeções servem como um guia para as empresas, orientando-as sobre as medidas necessárias para garantir um ambiente de trabalho mais seguro e em conformidade com as normas da construção civil”, acrescenta Fernanda.

.

Valorização da vida humana

O Obra Mais Segura se configura como um programa essencial para a construção de um futuro mais seguro para os trabalhadores da indústria da construção civil. “Através da prevenção de acidentes, da promoção de uma cultura de segurança e da capacitação de profissionais, o programa contribui para segurança jurídica das empresas, para o aumento da produtividade e, principalmente, para a valorização da vida humana”, completa Fernanda.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril