Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Programa voltado à saúde feminina atende cerca de 200 mulheres em Praia Grande

Com a parceria do Sistema Faesc/Senar, o Sindicato Rural de Jacinto Machado e a Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveram neste mês no Salão Paroquial de Praia Grande, o Programa Saúde da Mulher Rural. O foco esteve voltado à educação em saúde, ou seja, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo do útero e de mama e doenças sexualmente transmissíveis. O objetivo foi promover o controle de riscos e melhorar a qualidade de vida.

O presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, ressaltou a satisfação pelas avaliações positivas que recebeu dos parceiros e de participantes sobre o evento. “O Programa Saúde da Mulher é uma iniciativa fundamental para a promoção da saúde integral do público feminino do meio rural catarinense e de todo o país. Com ações educativas e de sensibilização, incentivamos a adoção de medidas de prevenção e autocuidado. A iniciativa tem contribuído significativamente para elevar a saúde no meio rural”.

 Participaram do evento o prefeito de Praia Grande Elizandro Pereira, o vice-prefeito Rodrigo Rosso Mariane, a supervisora regional do Senar/SC Sueli Silveira Rosa, o presidente do Sindicato Rural de Jacinto Machado Lédio João Lucietti, o secretário de saúde Marcos da Silveira Alves, o vice-presidente da Câmara de Vereadores Altemir Bortolin, a parceira do Sindicato e representante da Prefeitura Rosinéia Burin da Silva, além do diretor do Hospital Nossa Senhora de Fátima Gean da Silva Gonçalves e do sargento Fabrício Luz.

O evento contou com a parceria do Sicoob, Cooperja, CEPRAG e Cresol. Participaram 297 pessoas e deste público, 197 era formado por mulheres, o que resultou em 191 exames Papanicolau. Entre os destaques da programação estiveram depoimentos de duas participantes que falaram sobre a superação após descoberta de câncer raro, motivando as demais presentes. Além disso, várias mulheres que concluíram cursos com o Senar, apresentaram seus produtos e já empreendem no município com a produção de artesanatos, pães, biscoitos e outros.

A programação contou com palestras sobre temas como Autoestima com Sara Santos; Bloqueios na sexualidade com a psicanalista Joice Schutt; Alterações na menopausa com Fernanda Salvador Darós; Prevenção do câncer com Fernanda Santos Barbier e iridiologia com Silvana Tramontin Dalpiás. Foram realizados sorteios, servido café, almoço e entrega de kits.

Segundo a supervisora regional, o evento foi um sucesso, organizado, participativo e atingiu o objetivo proposto. “Conseguimos sensibilizar e empoderar as mulheres para escolhas corretas e mudanças de comportamento que impactam na qualidade de vida individual e coletiva, bem como cuidados com a saúde”.

O presidente Lédio Lucietti destacou a importância do evento na prevenção da saúde da mulher, bem como no fortalecimento da autoestima. Agradeceu a parceria do Sistema Faesc/Senar e demais entidades do município.

Posts Relacionados

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar

Delta Máquinas: há 17 anos entregando performance e sustentabilidade à indústria têxtil

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio