Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Programas de promoção social atenderam 7.659 pessoas em 2016

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), trabalha com três vertentes: educação profissional rural, assistência técnica e gerencial e promoção social. O objetivo é contribuir para um cenário de crescente desenvolvimento sustentável, de competitividade e de avanços sociais no campo. Dentro da promoção social, o Senar/SC atendeu 7.659 pessoas no meio rural em 2016.

Dando destaque à saúde de homens e mulheres, em 2016 foram atendidos 2.181 homens em 12 eventos do Programa Especial Saúde do Homem espalhados por todas as regiões do Estado. Ao todo foram 60 horas de aula, 751 consultas com médicos do Sistema Brasileiro de Urologia de Santa Catarina (SBU/SC) e 2.073 exames de PSA.

No Programa Especial Saúde da Mulher Rural foram desenvolvidos 11 eventos durante o ano, com 687 exames Papanicolau coletados. Além disso, 185 crianças foram atendidas no Espaço Lazer para que suas mães participassem do evento. A iniciativa envolve parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais, Prefeituras e Secretarias de Saúde dos municípios.

“O número de produtores rurais atendidos pelos programas de promoção social demonstra a constante preocupação do Senar/SC em promover a qualidade de vida no meio rural. Inúmeras doenças são evitadas ou diagnosticadas precocemente, tendo o seu tratamento adequado e sendo revertidas graças a conscientização oportunizada pelos programas de Saúde da Mulher e do Homem. Estamos satisfeitos com a grande adesão dos produtores e esperamos que em 2017 esses números cresçam cada vez mais”, relata o Superintendente do SENAR-SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

SAÚDE DO HOMEM

O Programa Especial Saúde do Homem tem como objetivo gerar oportunidades de educação para a promoção da saúde e prevenção de doenças de homens do meio rural, contribuindo, assim, para melhoria da qualidade de vida. O evento é desenvolvido em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, os Sindicatos dos Produtores Rurais e a SBU/SC.

De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, a intenção é oferecer aos produtores rurais a possibilidade de participarem de um programa de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das principais doenças urológicas que atingem o homem. “Queremos proporcionar um espaço de prevenção do câncer de próstata e de cuidados com a saúde dos homens do meio rural com mais de 45 anos”, destaca.

Os produtores têm acesso a palestras, coletas de sangue para os exames PSA e Colinesterase, consultas com médicos da SBU/SC, orientações odontológicas entre outras atividades voltadas para o autocuidado.

SAÚDE DA MULHER

Gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero nas comunidades, levando conhecimentos que possibilitem a mudança de atitudes, favorecendo para uma melhor qualidade de vida são os objetivos do Programa Especial Saúde da Mulher. A iniciativa é desenvolvida em parceria com os Sindicatos Rurais e as Secretarias de Saúde dos municípios.

As mulheres têm acesso a exames Papanicolau, atendimento no espaço beleza e palestras educativas, além de outras atividades com o intuito de integrar as mulheres, estimular mudanças de atitudes para um estilo de vida saudável.

O Programa é voltado para mulheres rurais que nunca fizeram ou que estejam com o exame preventivo atrasado há pelo menos dois anos. “A intenção do Senar/SC é estimular os cuidados com a prevenção de doenças nas famílias rurais. A preocupação é reduzir o número de vítimas do câncer, por isso é preciso chamar a atenção para o diagnóstico precoce da doença”, explica Zanluchi.

Posts Relacionados

Registro de Imóveis em meio eletrônico aumenta 490% em Santa Catarina durante a pandemia

diariodacidade

Captação de água do Rio Canoinhas normaliza abastecimento em Monte Castelo, Norte de SC

diariodacidade

Dia Mundial Sem Tabaco: Fumantes têm maior risco de infecções respiratórias

diariodacidade

Mulheres do Ministério Público e bancada feminina da Alesc firmam parceria

Proposta prevê que condomínios comuniquem polícia sobre agressões domésticas

Ao completar um ano Operação Alcatraz apresenta 14ª denúncia envolvendo 12 pessoas

Irani doa R$ 200 mil em EPI’s para hospitais de SC, RS, SP e MG

Santa Catarina reduziu desmatamento em 22%, aponta Atlas da Mata Atlântica

Sancionada Lei nº 17.946 que reconhece atendimento odontológico como serviço essencial

SC completa cinco anos do reconhecimento internacional como zona livre de peste suína clássica

Coronavírus em SC: 91 catarinenses são repatriados com o auxílio do Governo do Estado

Voluntários do Comunidade Educativa doam alimentos e itens de limpeza para famílias de Gaspar e Itajaí, em Santa Catarina

Governo do Estado discute retorno de atividades em universidades comunitárias e escolas particulares

Entrevista: Economista Internacional avalia comércio exterior de SC pós-pandemia

Projeto de Dário garante acesso gratuito às plataformas de ensino a distância para estudantes

Coronavírus em SC: Mercado de GNV sinaliza retomada econômica no estado

Santa Catarina comemora 13 anos como área livre de febre aftosa sem vacinação

Multilog completa 24 anos de atuação focada na inovação do setor logístico

Diário da Cidade

Fundação Aury Luiz Bodanese lança desafio ambiental

Diário da Cidade

ACIC estimula doação de sangue entre os associados

Diário da Cidade

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: