Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Projeto aproxima GM da comunidade escolar

Desde que foi implantada, em 2011, a Guarda Municipal de Balneário Camboriú recebeu algumas missões, entre elas, acompanhar os alunos dos Centros Educacionais Municipais (CEMS) nos horários de entrada e saída. Após avaliar os cinco anos de acompanhamento, a Secretaria de Segurança, por meio da GM, sentiu que poderia fazer ainda mais pela comunidade escolar. O comando da Guarda Municipal implantou o projeto “Ronda Escolar”, o qual prevê mais aproximação entre GM, pais, alunos e professores.

Diariamente, desde o início do ano letivo (2016), uma guarnição formada por um homem e uma mulher realiza rondas nos CEMs. Nas unidades eles mediam conflitos, identificam pontos vulneráveis, realizam levantamentos dos principais problemas vividos pela comunidade escolar, participam de sessões cívicas e palestram quando solicitados. As palestras são ministradas pela Comandante da GM, Tais Baruffi, com o tema “Segurança na Escola” e pelo GM Everton Luiz Brasil Pinto com enfoque nas drogas.

Todas as ocorrências nas escolas municipais, geradas pela Central de Operações e Monitoramento (153), são repassadas a guarnição da Ronda Escolar e quando não tem aula, a guarnição continua vigiando o patrimônio.

Junto com a Ronda Escolar caminha outro projeto criado e desenvolvido pelo Guarda Municipal Adriano Ramilio intitulado “Bullying, o mal que pode ser evitado”.  Por meio de palestras, o GM Ramilio faz os alunos refletirem sobre as questões que envolvem a prática da violência causada pelo bullying.

De outubro de 2015 até agora foram realizadas 33 palestras que beneficiaram cerca de 2.500 alunos de oito Centros Educacionais Municipais (CEMs), da Faculdade Porto das Águas e do ensino médio do Instituto Federal Catarinense (IFC) que reuniu dez turmas no auditório para assistir a palestra. Semanalmente as palestras são solicitadas pelos diretores das instituições.

“O projeto bullying partiu de uma inquietação minha. Eu queria fazer algo a mais na guarda municipal e dessa forma iniciei esse trabalho nas escolas públicas municipais de Balneário Camboriú. O objetivo é ajudar os estudantes quanto à formação e prestar apoio reflexivo quanto às questões que envolvem a prática da violência causada pelo bullying” explica Ramilio.

A próxima palestra “Bullying, o mal que pode ser evitado” está marcada para o dia 31 de maio, às 13h30, no Centro Educacional Municipal Ariribá.

Posts Relacionados

Costao do Santinho Resort conquista selo de aprovação do Prêmio Melhores Destinos 2023/2024

Multimodal no Brasil: desafios e oportunidades estarão em debate no Logistique Summit 2024

Região Sul e cidades abaixo de 10ºC: Você sabe como preparar a sua casa?

Inscrições para o maior concurso da história da Educação de Santa Catarina iniciam nesta terça

Julho Amarelo: mês é destinado ao reforço de ações de vigilância e prevenção das hepatites virais

Chapecó recebe a 8ª edição da maior feira gratuita de móveis de SC

Tratamento de Águas, Qualidade do Ar e suas tendências relacionadas ao ESG para o setor AVACR será o tema abordado de evento em Santa Catarina

Cidades do Vale do Itajaí oferecem benefícios fiscais relacionados à construção civil

Anúncio da bandeira tarifária amarela reforça a importância da energia solar no Brasil

ExpoMAR terá programação especial voltada às mulheres dos setores da economia azul