Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SC z.Destaques

PROJETO DA FCB EM PARCERIA COM A TRIMANIA FOMENTA O BASQUETEBOL FEMININO EM BRUSQUE

O basquetebol feminino respira a cada novo dia em Brusque. Enquanto no masculino a cidade já é representada pela AD Brusque em nível adulto, na base as meninas começam a trilhar um caminho semelhante para colocar a cidade novamente no mapa do esporte.

Cerca de 25 atletas dos 7 aos 13 anos iniciam a prática na Sociedade Esportiva Bandeirante com o objetivo de um dia poderem representar a cidade em uma competição oficial. A iniciativa é da Federação Catarinense de Basketball (FCB) em parceria com a Trimania e visa fomentar o basquete de base em solo catarinense. Em todo o estado, são 92 núcleos e quase 2 mil crianças atendidas pelo programa “Basquete para o Amanhã”. O investimento da FCB é de cerca de R$ 1 milhão com todo o projeto.

Em Brusque, além do núcleo feminino, na SEB, a federação também promove a iniciativa no Colégio São Luiz para atletas do naipe masculino. Cidades vizinhas, como Guabiruba, também fazem parte do projeto. Em cada núcleo, a federação gasta R$ 1 mil mensais com despesas para compra de bola, material, transporte, alimentação, entre outros. Os clubes também não possuem nenhum gasto com arbitragem, toda bancada pela FCB.

O árbitro e treinador da equipe de basquete da SEB, Anderson Maes, também destaca que a federação ainda custeia cursos técnicos para aperfeiçoamento dos treinadores. “A federação está dando um grande passo para elevar o basquetebol, não somente o adulto masculino e feminino, mas também o de base aqui em Brusque e em Santa Catarina como um todo”, comenta.

Maes ressalta que o projeto é totalmente gratuito e o objetivo é atrair cada vez mais jovens para a prática do esporte. “Nossa ideia é divulgar e fomentar o basquete em Brusque. Nós que somos amantes do basquete, não só eu, mas o Olavo (professor), o Gustavo do Sesc, o professor Luizão (Colégio São Luiz), e o próprio Zurico (AD Brusque), a gente quer fazer a população amar este esporte. É um projeto inicial, algo que está começando, mas aos poucos a gente vai levando ele. Começamos com 4, hoje são 25 meninas”, destaca.

Entra as atletas está Ana Carolina Stolfi, 13 anos. Junto com o irmão, Pedro Henrique, de 11, ela já joga basquetebol há cinco anos. Segunda a mãe dos atletas, Raquel Beuting Stolfi, uma paixão que começou muito cedo e que tem tudo para perdurar para toda a vida. “Os dois se envolvem muito e nem pensam em parar. A minha menina está com 13 anos e já fala que a ideia é dar continuidade, por isso é importante esse projeto”, comenta.

Para os interessados em participar do “Basquete para o Amanhã”, os treinos são realizados na SEB todas às terças e quintas-feiras, das 13h às 15h. Podem participar atletas de 7 a 13 anos. A equipe da Sociedade Bandeirante atualmente participa do Campeonato Estadual Sub-12 e Sub-13 e já tem resultados expressivos. Em um grupo com Blumenau e Navegantes, as brusquenses conseguiram classificação antecipada para a fase final. “Desde o início as meninas evoluíram bastante. Navegantes, por exemplo, já tem projeto há muito mais tempo e conseguimos grandes resultados contra eles”, destaca Maes.

Interessados em saber mais sobre o projeto podem entrar em contato com o próprio treinador no telefone: 8832-0228

 

 

esportesc

Posts Relacionados

Tratamento para pacientes com Diabetes Tipo 2 não será coberto pelos planos de saúde

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Cambura vence o Juventus e volta para a liderança do Catarinense Série B

Minibasquete e atletismo nessa sexta-feira no JEBEQUINHO

Comemoração dos 40 anos de ginástica na praia foi nessa quinta-feira

Balneário Camboriú sedia Liga SC de Handebol Feminino nesse sábado

Atletas representam Balneário Camboriú na Liga Catarinense de Voleibol nesse domingo

Copa Yokohama de Karatê terá 15 atletas de Balneário Camboriú

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina