Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Projeto de Ecoparque em Tijucas promete reaproveitar lixo descartado na Grande Florianópolis

Projeto de Ecoparque em Tijucas promete reaproveitar lixo descartado na Grande Florianópolis

 

O projeto de uma central de tratamento de resíduos para receber todo o lixo recolhido nos 22 municípios da Grande Florianópolis ainda nem saiu do papel e já tem gerado debates em Tijucas. A estrutura com capacidade para receber mil toneladas de material por dia está orçada em R$ 100 milhões e promete ser o primeiro aterro do Brasil totalmente alinhado com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010. O projeto da iniciativa privada, porém, depende de licenças e tem gerado receio nos moradores da cidade.

A contrapartida para a empresa  seria o pagamento das prefeituras para fazer o descarte de lixo no local, assim como pagam para o aterro de Biguaçu hoje. Além disso, venderia o material reciclável recuperado e o biogás gerado.

O empreendimento está projetado em uma área de 20 mil metros quadrados no bairro Nova Descoberta, zona rural da cidade, e promete geração de 150 empregos diretos e 450 indiretos. Alexandre Citvaras, consultor de novos projetos da Haztec, empresa do Rio de Janeiro responsável pelo negócio, explica o que o Ecoparque é baseado em um conceito de valorização e recuperação de resíduos, com produção de biogás para geração de energia. O projeto precisa de aprovação do município para ser implantado.

– Como envolve resíduos, sempre há especulações e dúvidas por parte da população. Estamos em uma etapa de conversas com os atores do município para esclarecer como será o empreendimento. Vamos usar grandes sistemas de triagem que têm eficácia comprovada na Europa, Estados Unidos e Ásia, com foco na separação do lixo reciclável que vem misturado com o urbano e hoje é destinado de forma incorreta aos aterros sanitários.

Segundo a prefeitura de Tijucas, a maior parte da comunidade local não apoia a iniciativa por temer impactos ambientais e a intensificação do trânsito de caminhões na região. No início deste ano, o projeto foi apresentado ao prefeito Eloi Mariano Rocha (PSD). Na época, foi realizada uma reunião com os moradores.

– Quando recebi a visita dos empresários responsáveis pelo empreendimento informei que a comunidade seria consultada. Na ocasião, os moradores presentes se mostraram contrários ao projeto. Diante disso, garanti à comunidade que por parte do município nada seria autorizado sem o consentimento deles – disse.

O presidente da associação de moradores do bairro Nova Descoberta, Alexandre Antônio Coelho, conta que foi procurado pela empresa há cerca de 40 dias:

– Em um primeiro momento, todos foram contra. Afinal, quem quer um lixão no bairro onde mora? Mas a empresa abriu um espaço para que a gente conheça um empreendimento parecido em São Paulo. Cerca de 42 pessoas vão de ônibus até lá para conhecer o local e conversar com os vizinhos da região, só falta marcar a data. Depois, vamos avaliar com a comunidade se é bom ou não, porque também não queremos perder uma oportunidade de fazer a nossa cidade crescer.

Para se ter ideia da demanda, somente Florianópolis produz 202 mil toneladas de lixo por ano.

Posts Relacionados

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo

Concessionárias Aegea em SC investem 250 mi em abastecimento e esgotamento sanitário

Alunos do SENAI se formam no curso de Costura Básica Industrial em Brusque

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar