Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Projeto de lei que proíbe o surfe durante a pesca da tainha em praias de Floripa é aprovado

Foi aprovado em primeira votação o projeto de lei que proíbe o surfe nas praias Brava e Morro das Pedras, em Florianópolis, durante a safra da tainha. O documento, no entanto, gerou bastante discussão na Câmara de Vereadores na tarde desta segunda-feira e só foi aceito depois de algumas emendas. Além da proibição, a lei prevê que em todas as praias da Capital — com exceção da Mole e Joaquina, onde o surfe é permitido neste período — será usado o sistema de bandeiras, inclusive na Brava e Morro das Pedras.

Projeto gerou discussãoFoto: Charles Guerra / Agencia RBS

Através deste sistema, os pescadores colocavam bandeira vermelha quando não podia surfar no local e verde quando podia, para que a atividade não prejudicasse a pesca. Agora, as bandeiras serão definidas por pescadores, surfistas e Secretaria de Pesca diariamente.

Outro acordo conquistado com a lei foi a mudança da data em que o esporte fica proibido nas praias: passa para 1° de maio a 10 de julho. Antes era de 1° de maio a 30 de julho.

Antes desta lei, parte das praias Brava e Morro das Pedras eram permitidas para o surfe e outra parte para a pesca. Esta delimitação, no entanto, tem gerado confusão entre surfistas e pescadores, por isso a proibição total durante a safra.

— Não saí totalmente satisfeito, mas acredito que o mais importante agora é ter bastante divulgação entre as duas partes para evitar confusão — disse Ivo da Silva, presidente da Federação dos Pescadores de Santa Catarina (Fepesc) ao fim da votação.

— Conseguimos ao menos flexibilizar a data e acredito que vai funcionar o sistema de bandeiras. O objetivo é apaziguar — avaliou Reginaldo Ferreira, presidente da Federação Catarinense de Surfe (Fecasurfe).

O projeto foi aprovado por unanimidade e precisa passar por uma segunda votação, o que pode ocorrer ainda na terça-feira.

Posts Relacionados

Turismo Rural no Oeste destaca belezas naturais durante o 25º Itaipu Rural Show

Credifoz conquista marco histórico de 100 mil cooperados

Sinais de alerta com a saúde mental das crianças

CDL se une a Gazz Company, maior rede de gestão da área, e lança programa voltado para donos de bares e restaurantes de Joinville

Programa Terra Boa 2024 será lançado na próxima quarta-feira, no 25º Itaipu Rural Show

IFC Blumenau tem vagas para curso gratuito de EJA em Eletricista Industrial

A importância do Legal Design e Visual Law no ambiente jurídico

O que esperar do mercado imobiliário do litoral norte de Santa Catarina em 2024

Cooperativas de crédito operam em 55,3% dos municípios brasileiros

Cooperativas Catarinenses recebem atualização sobre as modificações da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte