Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Projeto INSPIRAR mobiliza doações para viabilizar a produção de Ventiladores Pulmonares e ajudar hospitais e instituições brasileiras no combate à Covid-19

No último ano, 1.700 respiradores foram doados e mais de 25 mil pessoas foram assistidas. Em uma nova etapa, o Projeto sensibiliza a sociedade para viabilizar novas doações.

Projeto INSPIRAR , nasceu do desejo de mobilizar a sociedade e empresas brasileiras a cooperar com a fabricação de ventiladores pulmonares próprios para ajudar instituições de saúde no combate ao coronavírus. A ação, criada em março de 2020, pelos sócios da companhia mineira TACOM, teve como meta inicial concluir rapidamente o desenvolvimento de um ventilador pulmonar que pudesse ser produzido em larga escala e baixo custo. A missão de oferecer uma solução rápida, acessível e de excelência na produção de aparelhos, que após produzidos, são doados aos leitos de hospitais para suporte respiratório aos pacientes internados, já impactou mais de 25 mil vidas. Até o momento, foram entregues mais de 1.700 respiradores, para 328 instituições no país. O projeto, que começou em Minas Gerais, já se estendeu a outras regiões do país e em 2021 pretende alcançar centenas de municípios que necessitam estruturar seus leitos com ventilação mecânica.

Inicialmente, o Projeto contou com o apoio da FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais -, além de dezenas de empresas, engenheiros, médicos e voluntários, que viabilizaram o desenvolvimento do aparelho em um tempo recorde de 45 dias entre o início da ação e o primeiro protótipo do ventilador, chamado de VI-C19. “Nós tínhamos um grande desejo de colaborar com a sociedade naquele momento tão delicado. Por isso, mergulhamos na proposta de criar um equipamento eficiente e seguro. Os ventiladores foram desenvolvidos em um prazo muito curto e aprovados em 100% dos requisitos de homologação da classe III da ANVISA – a mais rigorosa”, diz Claudia Tonussi, Diretora Executiva do Projeto INSPIRAR.

Após a aprovação pelas autoridades de saúde competentes, os equipamentos foram rapidamente produzidos e doados via FIEMG ao Estado de Minas, Governo Federal e autoridades locais. Desenvolvido com tecnologia inovadora e disruptiva os equipamentos são muito interativos – “usually friendy” – o que permite que sejam facilmente implementados e parametrizados para uso. Seus módulos e funcionalidades estão em constante evolução, permitindo seu upgrade e atualizações permanentes. Os aparelhos contam com tecnologia de controle e monitoramento em dois níveis, através do CCM (centro de controle e monitoramento) e do CCT (centro de controle tecnológico) – de onde todos os eventos com os pacientes podem ser visualizados e acompanhados através de sistemas parametrizáveis de alarmes.

Essas, e demais funcionalidades, fazem com que o VI-C19 seja considerado um equipamento robusto e moderno. Seu exclusivo sistema de exaustão e tratamento do ar expirado, evita a contaminação das equipes médicas e sua capacidade de funcionar com ar em alta e baixa pressão possibilita seu uso em estruturas hospitalares mais simples.

A NOVA ONDA DA COVID-19

Com a nova onda de contaminações da Covid-19, mesmo em meio ao processo de vacinação de pessoas do grupo de risco, as taxas de ocupação de leitos dos hospitais em todo o país estão aumentando de forma exponencial, agravando a crise sanitária e mantendo os óbitos em níveis exorbitantes. Com a alta demanda, como já vimos, os hospitais não conseguem atender os pacientes que chegam com insuficiência respiratória e necessitam de suporte ventilatório, pois esbarram na falta de estrutura e equipamentos. O Projeto INSPIRAR, entra em uma nova fase de sua trajetória para novamente mobilizar a sociedade e o empresariado local em busca de novas doações para a produção de mais ventiladores pulmonares.

“A TACOM é uma empresa que tem como vocação o desenvolvimento contínuo de soluções tecnológicas de ponta para serem aplicadas em mobilidade urbana. Quando a pandemia chegou, queríamos ajudar de forma efetiva as pessoas. Em 2020 conseguimos viabilizar muitas doações e agora em 2021, diante deste cenário de colapso nos hospitais, vamos novamente em busca de doações para oferecer mais equipamentos às instituições que tanto precisam”, explica Claudia.

O PODER DA COLABORAÇÃO

O Projeto INSPIRAR acredita que a sociedade pode contribuir de forma efetiva para atenuar a onda de sofrimento e dor que pessoas e famílias estão passando. Por isso, sua nova campanha de arrecadação permite que todos possam ajudar. Empresas, entidades e a população poderão fazer a diferença com doações em dinheiro ou até mesmo adquirir os aparelhos para encaminhar a alguma entidade hospitalar escolhida. As quantias coletadas serão destinadas a um fundo de arrecadação, e os recursos levantados se transformarão em créditos para fabricação dos ventiladores pulmonares que serão entregues a instituições de saúde que não disponham de número suficiente de aparelhos para atender a demanda de pacientes.

“O valor dos equipamentos dentro do Projeto Inspirar é subsidiado, o que permite que eles tenham o custo unitário de R﹩ 33.480,00, o que corresponde a cerca de um terço do valor de um equipamento equivalente no mercado. A escolha dos locais para encaminhamento dos equipamentos é feita a partir de uma lista pré-definida. Os equipamentos serão doados preferencialmente a organizações públicas ou privadas sem fins lucrativos, claro, com comprovada necessidade”, pontua Cláudia.

Terão prioridade aquelas que atendam populações em vulnerabilidade social e/ou que estejam localizados em regiões mais afetadas pela pandemia do novo coronavírus. A quantidade será definida com base nos critérios de necessidade, disponibilidade e razoabilidade, buscando beneficiar o maior número de pessoas possível. Todos podem acompanhar as entregas realizadas e a lista de empresas selecionadas no site do Projeto.

COMO DOAR

Para doar, basta entrar no site do Projeto Inspirar e selecionar ‘QUERO DOAR’ ou acessar diretamente o gateware de pagamento www.kimmais.com.br/doacao, através do QR CODE. O doador preencherá um pequeno cadastro com CPF ou CNPJ, e-mail e telefone de contato, e consentirá aos termos da campanha. Feito o cadastro, será possível doar por meio de cartão de crédito, PIX, transferência bancária ou boleto bancário. Para mais informações ou detalhes sobre a aquisição de um equipamento, entre em contato pelo telefone: 0800-0420614 ou acesse: www.projetoinspirar.com.br

Sobre o Projeto INSPIRAR

O Projeto INSPIRAR nasceu em março de 2020, no início da pandemia, a partir do objetivo da TACOM em oferecer uma solução inovadora, rápida, acessível e de excelência para o combate à Covid-19. Com sua expertise de mais de 40 anos em tecnologia de ponta para o setor de transporte, aliada ao apoio da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) e de diversas empresas e voluntários, foi possível viabilizar o projeto de um ventilador pulmonar próprio, em larga escala e baixo custo, o VI-C19. O equipamento foi desenvolvido em 45 dias e aprovado em 100% dos requisitos de homologação ANVISA. Os aparelhos são fabricados e doados a instituições de diversas regiões do Brasil que mais necessitam. Em poucos meses de projeto, foram mais de 1.700 respiradores entregues. Para doar ou saber mais, acesse https://www.projetoinspirar.com.br, @inspirarprojto. Ou fale no 0800-0420614.

Sobre o ventilador VI-C19

Desenvolvido com tecnologia totalmente inovadora, os ventiladores pulmonares VI-C19 podem ter seu funcionamento monitorado remotamente em tempo real, possibilitando maior eficiência na sua operação. Os principais recursos são: três módulos de operação: PCV, VCV e PSV para uso pediátrico e adulto; alarmes configuráveis e alertas automáticos; auto teste de inicialização para garantir que está funcionando corretamente; configuração de dados do paciente para cálculo automático do peso predito para ajudar nas calibragens; histórico de eventos relacionados aos pacientes, com detalhes como data e hora, o que facilita o controle das ocorrências e providências; tela de 10 polegadas touch screen com interface intuitiva; três níveis de controle e monitoramento remoto de suas atividades, permitindo e facilitando o acompanhamento dos eventos com os pacientes; menu em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e francês; gabinete de fácil transporte e manuseio; tecnologia exclusiva para trabalhar com ar em alta e baixa pressão, possibilitando sua implantação rápida e simples; sistema de exaustão e tratamento do ar expirado pelo paciente, o que ajuda evitar a contaminação dos ambientes hospitalares; plataforma tecnológica que permite a atualização e evolução do equipamento com implantação de novos módulos ventilatórios e novas funcionalidades. O equipamento é registrado no mais alto parâmetro da ANVISA para fabricação de equipamentos e dispositivos médicos Classe III, garantindo os melhores padrões de qualidade e segurança.

Posts Relacionados

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana