Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Projeto terapêutico em Brusque auxilia na qualidade de vida de portadores de HIV e Hepatite

Com o intuito de participar do tratamento e acompanhar a melhora de cada usuário do Serviço de Assistência Especializada (SAE), a Secretaria de Saúde disponibiliza a todos os usuários portadores de HIV e Hepatite B e C, encontros terapêuticos com profissional capacitado.

O projeto tem como intuito principal melhorar a qualidade de vida dos pacientes da rede, por meio de atividades físicas e reeducação alimentar. Além disso, o paciente conta, ainda, com terapias alternativas, como auriculoterapia e a psicoterapia, técnicas que auxiliam na melhora de dores e ajudam no andamento psicológico do usuário.

A psicoterapia, além de ajudar o paciente a conquistar uma melhora no bem-estar, também faz o papel importante, de cuidar e orientar psicologicamente cada paciente com problemas encontrados relacionados à doença, como também problemas divergentes. É de grande relevância que o paciente esteja estabilizado psicologicamente, assim não abre espaço para uma instabilidade na imunidade.

A profissional responsável pelo projeto, Gloria Lúcia de Paula, psicóloga do SAE, ressalta a importância da participação nos encontros. “Participando dos encontros e aderindo ao tratamento, o paciente obtêm uma melhora no dia a dia, e adquire mais conhecimento sobre a doença, e sobre a medicação utilizada”. Os encontros são individuais e duram cerca de uma hora.

Como Participar do Projeto Terapêutico:
Para participar do projeto apenas é necessário que o paciente demonstre interesse e converse com os profissionais do SAE. É importante ressaltar que o usuário precisa fazer o tratamento desde o início dentro da rede municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3110-1027.

Teste Rápido:
Para realizar o teste rápido de HIV, sífilis e Hepatites B e C, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde do bairro onde mora. O teste é realizado somente em algumas situações:
– Gestantes
– Parceiros de Gestantes
– Pessoas com sinais e sintomas de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis)
– Pessoas com Tuberculose
– Pessoas em situação de violência e/ou e exposição sexual
– Acidentes de trabalho com exposição a material biológico (sangue e secreções)

O SAE atende pessoas que tenham interesse em fazer estes exames, de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 horas, com pelo menos 3 horas de jejum. É necessário portar documento com foto e Cartão Nacional do SUS. O resultado fica pronto em dois a cinco dias.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores