Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

PUCPR, ExxonMobil e 4KST firmam parceria para pesquisa e desenvolvimento na área de Inteligência Artificial

Iniciativa realizada por meio do Hotmilk, Ecossistema de Inovação da Universidade, vai viabilizar estudo de algoritmos

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), por meio do Hotmilk Ecossistema de Inovação, a ExxonMobil, companhia de petróleo e gás, e a 4KST – Unlimited Vision, empresa que desenvolve soluções em machine learning e análise de dados, assinaram na última sexta-feira (01), um acordo que vai viabilizar o “Programa de Desenvolvimento de Sistema de Previsão de Demanda de Derivados de Petróleo Usando Técnicas de Aprendizagem de Máquina”.

A pesquisa que será conduzido pela PUCPR buscará desenvolver modelos de previsão de vendas dos principais derivados de petróleo por unidades da federação, aplicando-se as mais recentes técnicas de Aprendizado de Máquinas considerando dados de vendas históricas das distribuidoras credenciadas na Agência Nacional do Petróleo, Gás, Natural e Biocombustíveis (ANP). Esta solução beneficiará distribuidores e consumidor final com a previsão assertiva da venda de derivados de petróleo e gás de acordo com a demanda e consumo em todas as partes do Brasil. Isso permitirá uma produção e fornecimento orientado pela demanda, garantindo a entrega antecipada e preços mais competitivos.

“A assinatura desse convênio vem ao encontro do que buscamos como Universidade. A PUCPR completa este mês 65 anos e carrega no seu DNA e na sua história a inovação e o empreendedorismo. Somos uma Universidade que não se fecha nos muros do câmpus e coloca tudo aquilo que se pode oferecer como serviço para a sociedade”, comenta o reitor da PUCPR, Irmão Rogério Mateucci.

Conduzido pelo Centro Integrado de Soluções em Inteligência Artificial (CISIA) da PUCPR, o projeto está no âmbito do programa de pesquisa e inovação PD&I intitulado “Desenvolvimento de Algoritmos e Modelos para Previsão de Valores a partir de Séries Temporais Univariadas e Multivariadas”, em parceria com a empresa 4KST, startup spin-off do centro de pesquisa da PUCPR e residente do Hub HOTMILK, Ecossistema de Inovação PUCPR.

O projeto será conduzido por uma equipe de cinco professores e cinco estudantes de graduação, mestrado e pós-doutorado. A coordenação do projeto ficará sob o comando do professor Alceu de Souza Brito Junior e a previsão de conclusão da pesquisa é para o final do mês de fevereiro de 2025.

Sobre a Hotmilk – Ecossistema de inovação da PUCPR, a Hotmilk trabalha em diferentes frentes: P&D+I, inovação aberta, aceleradora + incubadora, educação e empreendedorismo. Com uma estrutura de mais de 240 laboratórios de pesquisa e 1,8 mil pesquisadores, a iniciativa atua desde a produção de conhecimento científico e tecnológico até o desenvolvimento de pesquisas em diversos estágios para o setor produtivo, mediante projetos e parcerias estratégicas entre a PUCPR e grandes empresas. Possui mais de 350 startups aceleradas e incubadas. Conectou mais de 3,5 mil startups a grandes empresas, intermediando mais de 230 negócios. Além disso, possui uma estrutura física de 11 mil metros quadrados (m²) para a incubação de empresas com base tecnológica e inovadoras.

Posts Relacionados

Olimpíada de Administração destaca a sustentabilidade

Desenrola para pequenos negócios: Nova iniciativa do governo ajuda pequenos empreendedores a renegociarem dívidas

Queijo representa 14% do consumo global lácteo; Confira receita da pizza de 4 queijos da Borda & Lenha

IFAT Brasil: Municípios com até 50 mil habitantes trabalham para cumprir prazo de encerramento dos lixões

Entenda a importância da segurança nas instalações de painéis fotovoltaicos

Diário da Cidade

JET gera novos empregos em SC e Porto Alegre; saiba mais

Exame com contraste: entenda como funciona e para que serve

Com Mercado Livre de Energia a economia na conta de luz pode chegar a até 40%

Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália chega ao Brasil

Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina