Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Região norte de Piçarras sofre mais uma vez com falta d’água na alta temporada

A Casan confirmou nesta quarta-feira (28) ao Expresso das Praias a falta da água na região norte do município. Segundo a concessionária, que opera o sistema planejado e gerido pelo município, o abastecimento foi normal durante o feriado de natal, mas nesta semana o bairro Itacolomi registra problemas no abastecimento devido ao aumento no consumo.

 

De acordo com o gerente da Companhia em Piçarras, Luiz Carlos Pereira, a região norte é a única com o registro de falta de água. Os demais bairros, como Centro, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora de Paz estão com o abastecimento regular.

Para amenizar o problema na região norte, a Casan instalou na tarde de quarta-feira (28) mais duas bombas no reservatório de água e aumentou a vazão de 170 litros por segundo para 260 litros por segundo. Segundo Pereira, o abastecimento deve ser regularizado durante a noite e residências com reservatórios não devem sofrer com a falta da água durante o dia.

– A gente tá procurando atender da melhor maneira possível. Quem tem reservatório vai abastecer [à noite] com certeza – garantiu o gerente local da Casan.

Ainda conforme Pereira, só devem ter problemas com falta de água as residências sem caixa da água ou então com caixas muito pequenas para o número de pessoas que estão na casa. Ele lembra que nessa época do ano é comum que casas abriguem mais pessoas que sua capacidade.

Pereira também explicou que a região norte é mais afetada devido à extensão do município e que tem como meta para o próximo ano a construção de um reservatório no bairro

– Temos certeza que precisamos fazer um reservatório lá e com urgência – disse e reforçou que é preciso que moradores e veranistas economizem água.

Obra aguardada há 4 anos

Para por fim ao problema no abastecimento, a população do bairro Itacolomi aguarda pela construção de um reservatório com capacidade para 2 milhões de litros.

Os recursos para executar o projeto no valor de R$ 5,3 milhões estão assegurados pelo Governo Federal desde 2012, mas a Prefeitura, que prometeu entregar a obra em 2014, ainda não o tirou nada do papel. A demora chegou a motivar uma investigação do Ministério Público em 2014.

O projeto, que inclui ainda a ampliação da rede de abastecimento na região norte, deve ser executado pelo Governo Municipal, que recebe 60% da receita líquida do faturamento sobre o serviço de saneamento por meio da Gestão Associada com a Casan.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril