Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SC

Restaurante Okumura investe na sustentabilidade e conta com delivery de bicicleta

AÇÃO FOI IDEALIZADA PELOS PROPRIETÁRIOS E SURFISTAS MARCOS ANDRADE E MÁRCIO OKUMURA

 

Antenado com ações em defesa do meio-ambiente e sempre marcado pelo pioneirismo, o Restaurante Okumura, em Santos, inova mais uma vez e lança um serviço diferenciado, que alia praticidade à sustentabilidade. Parte dos pedidos de delivery já é feita por entregador de bicicleta. Inicialmente, o atendimento abrange a região próxima à unidade da Ponta da Praia, mas a ideia é estender também para a Temakeria, no bairro do Boqueirão, ampliando a ação para boa parte da Cidade.

“Sempre gostamos de pedalar, Santos é uma cidade plana, que tem boas ciclovias e facilita o uso de bicicleta. E diante da demanda de pedidos próximos, decidimos unir a redução de custos com a sustentabilidade, colaborando com a redução de emissão de gás carbônico. Já vínhamos pensando nisso e até fizemos algumas entregas com os próprios funcionários. E conseguimos essa empresa especializada, a EcoBike, com uma proposta nova e resolvemos apostar nessa nova modalidade de entrega”, explica Marcos Andrade, um dos proprietários.

A sustentabilidade e a inovação sempre foram marcas registradas do Okumura, que tem gestão feita por dois surfistas, o ex-profissional Marcio Okumura, destaque paulista nas décadas de 80 e 90, e o advogado Marcos Andrade, o Cabeça, hoje presidente da Associação Santos de Surf. Justamente pela vivência nesse esporte, vem o alinhamento com a defesa da natureza.

O estabelecimento da Rua da Paz, próximo ao Canal 3, foi a primeira temakeria na Cidade, inaugurada há nove anos, e também trouxe para a Baixada Santista várias fusões culinárias, sem perder a tradição oriental, como o Poke, de origem havaiana, e os Ceviches, vindo do Peru, conhecidos destinos do surf. Já o restaurante, próximo ao Canal 7 (atrás do Clube Saldanha), é mais recente e foi inaugurado há três anos.

“Buscamos sempre uma vida mais saudável, afinal trabalhamos com comida saudável. E todo esse processo de sustentabilidade já começa na produção, na cozinha. Nós consumimos tudo o que compramos. Tudo é transformado. As carcaças de peixes viram molhos, a pele do salmão é um dos pratos procurados”, destaca.

Marcio também dá outros exemplos práticos, como a produção própria de temperos e brotos e a utilização, na quase totalidade, de peixes criados em cativeiro (com exceção do atum, que ainda não tem cadeia produtiva nesse formato). “Procuramos usar cada vez mais peixes sustentáveis, de criadouros. Trabalhamos com o Bijupirá, Tilápia e Salmão. Faz uma diferença, para nós. O peixe no mar está cada vez mais escasso”, ressalta.

Sushiman há mais de 20 anos, ele é otimista quanto à aceitação popular da culinária japonesa, lembrando que tanto no restaurante, na Ponta da Praia, quanto na Temakeria, no Boqueirão, a ordem é manter a tradição. “Não queremos descaracterizar a origem. O que fazemos é trazer as fusões para ampliar nossa ação, como o Poke e Ceviche. Quando comecei a parar de competir e entrei para a culinária, aproveitei as minhas viagens para essas experiências”, lembra Marcio. “No nosso primeiro cardápio na Temakeria, há nove anos, já tínhamos o Poke e o Ceviche. Não é coisa nova. Já é tradicional”, complementa Cabeça.

 

  • Okumura Temakeria – Rua da Paz, 17, bairro do Boqueirão, em Santos.
  • Restaurante Okumura – Avenida Rei Alberto, 167, bairro Ponta da Praia, em Santos.
  • Delivery (13) 3877.9194

 

 

Acompanhe as novidades nas redes sociais – facebook.com/restauranteokumura e instagram.com/restauranteokumura

 

 

fabio maradei

Posts Relacionados

Tratamento para pacientes com Diabetes Tipo 2 não será coberto pelos planos de saúde

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Cambura vence o Juventus e volta para a liderança do Catarinense Série B

Minibasquete e atletismo nessa sexta-feira no JEBEQUINHO

Comemoração dos 40 anos de ginástica na praia foi nessa quinta-feira

Balneário Camboriú sedia Liga SC de Handebol Feminino nesse sábado

Atletas representam Balneário Camboriú na Liga Catarinense de Voleibol nesse domingo

Copa Yokohama de Karatê terá 15 atletas de Balneário Camboriú

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina