Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Restauro do Painel Cerâmico da antiga Prefeitura de Itajai será entregue nesta sexta-feira

Um pedacinho da história da Prefeitura de Itajaí foi recuperado. O Painel Cerâmico do artista italiano Franco Giglio e a mesa, que foi o primeiro patrimônio do município e compunha o mobiliário original do Gabinete do Prefeito, foram restaurados. Ambos eram do prédio da antiga Prefeitura, na Avenida Coronel Eugênio Müller, inaugurada em 1972. A entrega dos restauros será nesta sexta-feira (18), a partir das 14h, no Átrio Municipal. A solenidade faz parte da programação de entrega de obras que também contempla a inauguração dos Caminhos de Cabeçudas, do Centro Integrado de Saúde, do Restauro do Museu Histórico e construção do prédio Anexo e ainda da reurbanização da Praça Arno Bauer.

Quem conheceu o prédio da antiga Prefeitura de Itajaí com certeza se recorda do painel cerâmico da fachada do edifício. Intitulado de “Itajaí” ele representa toda a história do povo Itajaiense remetendo às culturas locais, como o mar, as embarcações e as madeireiras, presentes no município nos anos 70. O painel, que durante 16 anos ficou guardado, foi restaurado e montado no Átrio Municipal. Ele tem 360 peças e mede 5,20 m por 5,20 m. O restauro, separação e mapeamento do painel “Itajaí” foi feito pelo historiador e artista plástico Dagoberto Coelho que, no início, contou com a ajuda do artista plástico Silvestre João de Souza Júnior, falecido em julho de 2015.

A mesa, patrimônio nº 001 do município, foi usada pela primeira vez pelo Prefeito Júlio César, em 1972. Depois dele, outros seis prefeitos utilizaram a mesma mesa para assinar importantes projetos para Itajaí. Foram eles: Frederico de Souza, Amilcar Gazaniga, Arnaldo Schimtt Junior, João Omar Macagnan e Jandir Bellini. Durante o governo do prefeito Jandir Bellini, o gabinete ganhou como doação um novo mobiliário. Mais tarde, em 2000, com a demolição do prédio da antiga prefeitura para ampliação do porto, a mesa foi utilizada por diferentes secretarias, até que neste ano foi encontrada, por acaso, na Secretaria de Desenvolvimento Social.

A mesa, que é de jacarandá e mede 0,90 x 2,05m, foi restaurada pelo único marceneiro do município, Isaías Antônio da Silva. Servidor há 24 anos, ele conta que levou dois meses para fazer o restauro na marcenaria localizada aos fundos do CCI. “Tinha muito cupim. Precisei tirar a lâmina antiga e lixar toda a mesa manualmente. Depois passei selador e envernizei na cor original da mesa”, conta. “Deu trabalho, mas pra mim foi uma honra recuperar a mesa que foi o primeiro patrimônio do município e que serviu diversos prefeitos”, finaliza. Hoje, a Prefeitura de Itajaí já conta com 60.675 bens registrados no patrimônio.

Programação de entrega de obras:

18/11: Painel Itajaí, às 14h no Átrio Municipal

19/11: Caminhos de Cabeçudas, às 10h em frente ao Bico do Papagaio

02/12: CIS – Centro Integrado de Saúde, às 10h

16/12: Restauro Museu Histórico, Prédio Anexo e Praça Arno Bauer, às 16h
 

———————————-

Informações adicionais – restauro do Patrimônio: 

Secretário de Educação e Historiador – Professor Edison d’Ávila

(47) 3249-3346

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo