Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Saiba como agir em caso de lesão ligamentar

As lesões ligamentares podem ocorrer em decorrência de torções e traumas diretos durante a prática esportiva ou em consequência de quedas ou acidentes de trânsito. “No momento do trauma, a pessoa sente e ouve um estalo no joelho, seguido por dor”, explica o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, lembrando que os principais ligamentos do joelho são: os cruzados anterior e posterior e os colaterais medial e lateral.

Segundo Reichmann, uma técnica altamente eficaz vem sendo utilizada na reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) – acometido frequentemente por lesões, principalmente durante a prática de esportes. O procedimento permite a orientação das inserções femorais e tibiais das bandas antero-medial e póstero-lateral do LCA, visando melhorar a técnica cirúrgica e reproduzir a anatomia do ligamento. “Acreditamos que a reconstrução anatômica do LCA auxilia na melhora da biomecânica do joelho e, consequentemente, de sua função, diminuindo a chance de desenvolver artrose no futuro”, comemora Reichmann.

O LCA é um dos quatro mais importantes ligamentos do joelho em conjunto com o ligamento cruzado posterior (LCP), ligamento colateral lateral (LCL) e ligamento colateral medial (LCM).  É composto por duas bandas, a banda Antero-medial (AM) e a postero-lateral (PL). Sua principal função é evitar a translação anterior excessiva da tíbia em relação ao fêmur e também tem um importante papel (principalmente a banda PL) no controle da rotação excessiva do joelho.

A lesão do LCA, especificamente, ocorre por movimento de rotação do joelho ou por trauma direto sobre o joelho. As rupturas completas causam instabilidade mecânica e funcional.
Reichmann diz que o que há de mais eficaz no tratamento da lesão do LCA é a cirurgia. O objetivo é devolver a função anterior a lesão e prevenir artrose (desgaste) futura. “Estudos recentes têm demonstrado que a reconstrução de ambas as bandas pode restabelecer a estabilidade do joelho de forma mais adequada”.

O médico alerta ainda que existem consequências imediatas e tardias quando a pessoa não realiza tratamento adequado ou interrompe o processo de recuperação. “As imediatas são novos episódios de entorse que causam insegurança, dor e derrame articular. As tardias são maiores danos na articulação, incluindo lesões de meniscos e cartilagem”, finaliza Reichmann.

Recomendações em caso de uma lesão no ligamento cruzado anterior:

– Após o diagnóstico de LCA é fundamental procurar um profissional especializado e seguir rigorosamente suas orientações. 

– Ao receber a indicação de fisioterapia, solicite ao médico indicação de um fisioterapeuta, pois a comunicação entre os dois e o estabelecimento de protocolos de reabilitação estão diretamente relacionados aos resultados adequados.

– Não queira agilizar o tratamento!  No caso da reabilitação do ligamento cruzado anterior, por exemplo, são aproximadamente seis meses e o retorno às atividades e, principalmente ao esporte, deve ser gradual, após melhoria do condicionamento físico.

– A hidroterapia na piscina é um complemento importante para a fisioterapia.

Tenha calma! Geralmente há ansiedade para retornar às atividades do dia a di ou a prática esportiva. Cada atividade, tanto de rotina (caminhar normalmente, subir escadas, correr), quanto às relacionadas à prática esportiva, têm seu tempo de volta e a antecipação pode atrasar ainda mais o retorno definitivo à rotina normal.

– Sinais de melhora: quando há diminuição da dor, do inchaço e a capacidade de caminhar e se movimentar sem dor ou mancando, é sinal de que o quadro está evoluindo bem.

Posts Relacionados

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo

Concessionárias Aegea em SC investem 250 mi em abastecimento e esgotamento sanitário

Alunos do SENAI se formam no curso de Costura Básica Industrial em Brusque

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar