Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Santuário Nacional inaugurou Campanário do Jubileu dos 300 anos

O Santuário Nacional de Aparecida inaugurou na noite deste sábado, 24, véspera de Natal, o Campanário; obra dos 300 anos do encontro da Imagem de Aparecida. O conjunto do Campanário é formado por 13 sinos e utiliza tecnologia de ponta, única no gênero no país.

O Campanário funciona de duas formas: através de toques comuns em que os sinos balançam movidos por motores eletromagnéticos, e com reproduções musicais personalizadas através de teclado próprio para a função, onde os sinos ficam parados e o acionamento é feito por meio de martelos internos que produzirão os sons.

Esse tipo de sistema é inédito no Brasil. O mesmo foi instalado, por exemplo, na Catedral de Notre Dame, em Paris, na França.

O responsável trabalho com o campanário é conhecido como “Manuel dos Sinos”. Programador de sinos e sineiro – uma profissão tão antiga quanto a história do encontro da Imagem de Aparecida – explica que o Santuário escolheu o que de mais avançado existe no ramo dos sinos.

“É um sistema totalmente moderno. Primeiro, porque os motores que foram utilizados não são motores convencionais, utilizamos um motor eletromagnético. Possui durabilidade imensa e baixo consumo de energia, cerca de um sexto de um motor convencional. É totalmente eletrônico e o sistema de martelo que utilizamos é interno. Esteticamente olhamos para os sinos e não vemos o martelo, essa é uma grande novidade que ainda não existe no Brasil. E esses martelos são sensíveis, pois de acordo com o toque que é dado no teclado ele faz uma pressão maior ou menor. Enfim, este equipamento é o que de mais moderno existe na atualidade”, explicou.

Melodias do Campanário

Além de marcar as horas e anunciar as Missas, o Campanário reproduziu melodias de cantos conhecidos pelos devotos de Nossa Senhora Aparecida.

Inicialmente, foram gravadas 35 melodias, entre elas: Viva a Mãe de Deus, Dai-nos a Bênção, Mãezinha do Céu, Sobe a Jerusalém, Nossa Senhora (Roberto Carlos), Noite Feliz, Adeste Fideles, etc.

As melodias do Campanário poderão ser ouvidas em dois horários específicos às 12h e 18h. Ao meio-dia,  os devotos ouvirão “Viva a Mãe de Deus”, e no final da tarde, “Dai-nos a Bênção”.

Os sinos em balanço ainda não foram totalmente finalizados, o que deve ocorrer em dois meses. No entanto, esse sistema poderá ser visto em duas ocasiões especiais, na noite de Natal (24 de dezembro) e na véspera de Ano Novo (31 de dezembro).

O Campanário também vai exibir um espetáculo de luzes com uma iluminação em LED, considerada ambientalmente correta por consumir menos energia elétrica.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo