Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Saúde de Itapema realiza ação para falar sobre suicídio

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizou uma reunião na manhã de sexta-feira (09), juntamente com a Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, a Vigilância Epidemiológica, em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e Unidade Básica de Saúde (UBS) Meia Praia II com o objetivo de planejar um evento referente ao Setembro Amarelo, fazendo parte da campanha internacional de conscientização e prevenção ao suicídio.

A iniciativa busca quebrar de vez o tabu em torno do tema “Suicídio” e ajudar na prevenção, o Setembro Amarelo acontece no Brasil desde 2014. A ideia é reunir um evento que abra espaço para debates e divulgação do tema. É necessário conscientizar e falar sobre o assunto. O Setembro Amarelo é uma forma de dar voz e mostra que somos capazes de prevenir quando falamos, porque é uma questão de atenção e cuidado com as pessoas, demonstrando que elas não estão sozinhas.

O mês foi escolhido porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Lugares públicos do município são iluminados com a cor amarela e diversas ações são realizadas. No sábado (10), Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, a Prefeitura, o Mirante e o Mercado Público aderiram também à campanha. Além disso, representantes do CVV destacaram que uma forma de divulgação da campanha é também a participação dos lojistas “amarelando suas vitrines”.

Segundo Ariane Silva, psicóloga residente do NASF, o evento acontecerá na segunda-feira, dia 26, e maiores informações serão divulgadas em breve nas UBSs, nas rádios e pelas regiões município. “Este evento será de fundamental importância para conscientização sobre o tema, pensando também em propostas para prevenção do suicídio e promoção de saúde das pessoas que estão em sofrimento”, ressaltou.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores