Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

SECAJ tem parceria com projeto de Educação Condutiva

SECAJ tem parceria com projeto de Educação Condutiva

O Centro Pássaros de Luz trabalha há mais de dez anos com pessoas portadoras de deficiências

A Secretaria da Criança, do Adolescente e da Juventude (SECAJ) possui parcerias em diferentes projetos que beneficiam os itajaienses. Um deles é o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Educação Condutiva Pássaros de Luz, um dos poucos centros do país. A educação condutiva é uma pedagogia que trabalha com movimentos. Através dela é possível desenvolver habilidades e a reabilitação de crianças e adolescentes com sequelas motoras, ocasionadas por paralisia cerebral. O projeto é mantido com doações e com a ajuda do Município, através da Secretaria da Criança, do Adolescente e da Juventude e da Secretaria da Educação.

A Associação Pássaros de Luz é organizada por um grupo de pais e profissionais. Os pais são responsáveis em realizar eventos de arrecadação de fundos, além de organizarem a parte financeira e de manutenção do local. Já a equipe pedagógica trabalha para desenvolver a educação condutiva. O Centro possui um profissional formado no assunto, que possui o título de condutor. Esta especialidade não existe no Brasil, por esse motivo, a condutora da Pássaros de Luz veio da Hungria.

Gracia Maria Nascimento Corrêa é diretora da Associação. Ela está envolvida com o trabalho desde o início da Pássaros de Luz. Logo no começo já existiam jovens que começaram a participar da Associação. Hoje, elas possuem uma melhor autonomia de vida. Aprenderam a conviver e se comunicar com seus próprios jeitos. Seja através dos olhos, movimento dos braços ou alguns sons. Ela explica que pensar, falar, olhar e andar, são diferentes formas de movimentos trabalhados diariamente. “Todos os dias a gente tem grandes alegrias, pois sempre há pequenas conquistas. É a vida gerando vida”.

As conquistas vem através de um trabalho árduo que busca um mesmo propósito, proporcionar melhor qualidade de vida tanto para crianças e adolescentes, quanto para os pais. Um bebê que consegue sentar sozinho, segurar a cabeça. Uma criança que consegue pegar uma caneta, segurar e ter força para largar é uma grande vitória.

Uma das mães que fazem parte se chama Isabela Trape Neves. A mãe dos gêmeos Luiza e Bruno, nunca imaginou que um dia teria um filho portador de paralisia cerebral. Foi no parto, que Bruno, hoje com sete anos, sofreu uma lesão que mudaria a sua vida e de seus pais. Isabela conta que a primeira reação ao saber da lesão do filho, foi o desespero. A Pássaro de Luz foi o grande apoio que a fez seguir e frente e lutar pela vida do filho. Segundo os médicos, ele ficaria em estado vegetativo. Porém, através de muito trabalho, Bruno já consegue ficar em pé, sentar sozinho, segurar objetos e está se encaminhando para deixar de usar fraudas.

A Educação Condutiva foi criada foi criada entre as décadas de 40 a 50, pelo médico húngaro András Petö. O método é aplicado a pessoas com paralisia cerebral, adultos portadores de sequelas de A.V.C (Acidente Vascular Cerebral), Parkinson, mielomeningocele (medula espinhal de um bebê que não se desenvolve adequadamente) e hidrocefalia (acúmulo excessivo de líquido dentro do crânio, que gera inchaço cerebral).

Hoje o projeto trabalha 33 alunos, entre bebês de três meses e jovens de até 27 anos. O centro já chegou a receber adultos, e cogita a possibilidade de voltar a trabalhar com eles.

Além da Pássaros de Luz, a SECAJ possui outras seis parcerias. Instituto Crescer (Movimento Cidadania e Juventude), Instituto Lar da Juventude de Assistência e Educação (Parque Dom Bosco), Associação para o desenvolvimento Artístico Cultural e ocupacional do Portador de Necessidades Especiais, Associação de Equoterapia Vale do Itajaí e Litoral (ADEVIL), Associação Proarte de Itajaí e Centro de Intervenção e Estimulação Precoce Vovó Biquinha.

__________________
Informações Adicionais:
Secaj
(47) 3248-9483

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo