Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Secretaria de Saúde de Itajaí vai orientar foliões sobre as ISTs durante o Carnaval

Secretaria de Saúde de Itajaí vai orientar foliões sobre as ISTs durante o Carnaval

A Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio da Vigilância Epidemiológica e Gerência de IST/AIDS/HV, vai reforçar as orientações de proteção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante as folias de Carnaval, no Mercado Público de Itajaí. A campanha de conscientização ocorre nos quatro dias de festa, começando nesta sexta-feira (9) até a segunda-feira (12), sempre a partir das 20h.

A equipe da Vigilância Epidemiológica orientará os foliões sobre a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis, principalmente em relação ao HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites, além de reforçar a importância do uso do preservativo como forma de proteção dessas doenças. Serão distribuídos materiais informativos sobre o assunto, preservativos masculinos e femininos e géis lubrificantes.

Teste rápido gratuito

O município mais que triplicou o número de testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C em 2017: foram 31.701 testes aplicados contra 9.263 em 2016. Neste ano, o trabalho de prevenção e diagnóstico continua intenso. Por isso, os profissionais também vão orientar os foliões a fazer os testes rápidos na unidade de saúde mais próxima. Os exames são gratuitos, seguros e sigilosos.

“O resultado dos testes sai em poucos minutos e, se der positivo, o paciente já é orientado para iniciar o tratamento. No ano passado, tivemos um aumento de casos de sífilis, principalmente entre jovens de 20 a 34 anos, e isso é reflexo da falta de proteção desse público, mesmo com diversas informações à disposição”, pontua a gerente de IST/AIDS/HV, Jacqueline Koch.

Em 2017, Itajaí registrou 578 casos de sífilis em adultos contra 466 casos contabilizados no ano anterior. Em relação ao HIV/AIDS, os números tiveram uma redução de 27,3% no ano passado: foram 334 casos contra 460 registrados em 2016 no município.

Jacqueline reforça ainda que todas as unidades de saúde distribuem gratuitamente preservativos para a população. “O Carnaval é um momento de alegria, mas com responsabilidade. Os foliões devem se cuidar e fazer o teste rápido em uma unidade de saúde”, complementa a gerente.

___________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5509

Posts Relacionados

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar

Delta Máquinas: há 17 anos entregando performance e sustentabilidade à indústria têxtil

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público