Secretaria de Saúde promove ações em alusão ao Janeiro Branco

A Secretaria de Saúde de Camboriú promove a partir dessa quinta-feira, dia 18, diversas ações em alusão ao Janeiro Branco. O mês foi criado para lembrar e alertar sobre os cuidados com a saúde mental.

Uma das atividades é a presença do psicólogo nas salas de espera de todas as Unidades de Saúde. Eles irão promover rodas de conversa e distribuição de folders com informações sobre o tema, como: prevenção e onde encontrar tratamento para problemas e doenças relacionadas à saúde mental.

Cresce o número de pessoas que sofrem com doenças psíquicas, como:  depressão, pânico, angústia, ansiedade e outros.  O Brasil é o campeão da América Latina em casos de depressão – cerca de 5,8% da população sofre com esse mal. O país lidera uma outra estatística:  maior prevalência de ansiedade no mundo. O transtorno atinge quase 10% da população.

O CAPS é o setor que cuida da saúde mental de moradores de Camboriú. Os funcionários estarão à disposição para orientar e atender os pacientes com dúvidas e queixas psíquicas.  No dia 31 de janeiro, encerramento da campanha, será promovida uma ação na praça das Figueiras em parceria com o CAPS e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Haverá distribuição de folders, orientação, dinâmicas e atividades físicas com educador físico e fisioterapeuta. “Vamos desenvolver várias ações para conscientizar as pessoas da importância de cuidar da saúde mental”, comenta a secretária de Saúde, Elisama de Freitas.