Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Segurados do INSS têm até 11 de novembro para realizar perícia médica

Pessoas que recebem benefício por incapacidade precisam passar por reavaliação, que será feita por meio de consulta clínica e análise de documentos comprobatórios


Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem benefício por incapacidade devem ficar atentos para a convocação de perícia médica de reavaliação. O prazo para o agendamento da perícia encerra no próximo dia 11 de novembro e os segurados que não comparecerem poderão ter o benefício suspenso. Em todo o Brasil foram convocados 95.469, sendo 7.736 beneficiários no Estado de Santa Catarina.

As convocações iniciaram no mês de julho, por meio de carta registrada enviada ao endereço do segurado. Em Santa Catarina, segundo dados da Assessoria de Imprensa do Órgão, até o momento 2.318 segurados se manifestaram ao Programa de Revisão dos Benefícios por Incapacidade. Em virtude do número de devolução pelos Correios da carta encaminhada ao endereço do beneficiário ou não comparecimento à perícia, mesmo tendo realizado o agendamento, o INSS fez uma segunda convocação, nominal, publicada no Diário Oficial da União, em 27 de setembro.

Até o dia 15 de outubro, 81.882 benefícios haviam sido revisados, dos quais, “após reavaliação médica constatou-se a recuperação da capacidade laborativa e assim, temos o total de 38.537 pessoas”, afirma o órgão por meio da assessoria, enfatizando, ainda, que não haviam realizado suspensão de benefícios até aquele momento. O tempo médio entre o agendamento e a realização da perícia no estado está em 32 dias, segundo a Subsecretaria da Perícia Médica Federal. São 168 médicos peritos realizando atendimento presencial, distribuídos em 38 unidades do INSS.

A Matoso & Novaes Advogados Associados, sediada no município de Camboriú, vê como positivo o Programa de Revisão dos Benefícios por Incapacidade pois, por meio de um pente-fino, fraudes podem ser descobertas, evitando prejuízos aos cofres públicos e, consequentemente, à sociedade. Mas o advogado Maikon Rafael Matoso, especialista em Direito Empresarial e do Trabalho, faz um alerta. “O problema não está em realizar a perícia, o problema está na forma com que muitas são realizadas. Nem sempre o segurado recebe um atendimento adequado e depois precisa procurar a justiça para restabelecer o benefício”, considera. O profissional destaca que esse ciclo é recorrente. “Quando as perícias são mal feitas, acabam gerando ainda mais problemas”, enfatiza Maikon.

A cessação definitiva do benefício pode ocorrer após 60 dias da suspensão do pagamento, conforme a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, e demais documentos que a regulamentam.

Agendamento
A perícia médica de reavaliação de benefício por incapacidade pode ser feita no site do INSS (www.meu.inss.gov.br), por meio do card “Agendar Perícia”, pelo aplicativo Meu INSS, ou pela central de teleatendimento, ligando para o número 135.

A escolha da Agência do INSS para realização da perícia médica revisional cabe ao segurado. O Órgão informa que o sistema identifica as opções existentes de acordo com o CEP e/ou o município onde gostaria que a perícia médica fosse realizada, considerando “as mais próximas com vagas disponíveis para agendamento, que pode ser ou não no mesmo município onde reside o segurado”.

No dia marcado para a perícia, o segurado deverá apresentar toda documentação médica que possui, tais como atestados, laudos, receitas e exames.

 
_____
Foto: Divulgação / Huna Comunicação
Legenda para imagem: Prazo para agendar perícia médica de reavaliação do INSS termina em 11 de novembro. Segurados precisam efetuar agendamento no site oficial, caso contrário poderão perder o benefício

Posts Relacionados

Balneário Camboriú está há mais de 2 semanas sem registro de óbitos por Covid-19

Nova Praia Central sedia torneio para novos talentos do surf

Receita Federal realiza mega operação no camelódromo de Balneário Camboriú

Vereadores aprovam Projeto de Lei que concede espaços públicos para empresas realizarem eventos

Diminuição do número de vereadores estará na pauta desta quarta (08)

Balneário Camboriú lança programa que visa garantir dignidade menstrual para meninas e mulheres do município

SIME de Balneário Camboriú divulga 501 vagas de emprego

Motoristas por aplicativo já podem realizar o recadastro junto ao BC Trânsito

Família de Balneário Camboriú sofre trágico acidente na Serra Dona Francisca

Polícia Militar lança campanha de conscientização contra divulgação de blitz

Sem acesso, sem Centro de Eventos

Diário da Cidade

VÍDEO: Balneário Camboriú realizou teste de fogos para o Réveillon

Nova linha fará o trecho do antigo Bondindinho a partir desta terça-feira (07)

Covid-19: veja como está a vacinação em Balneário Camboriú

Velocista de Balneário Camboriú conquista duas medalhas nos Jogos Pan-Americanos Júnior

VÍDEO: veja como vai ficar a nova orla de Balneário Camboriú após a reurbanização

Evento na nova Praia Central marcou a Abertura da Temporada de Verão em Balneário Camboriú

Confira calendário de pagamentos do INSS de 2022

Fitland escolhe Balneário Piçarras para abrir a 24ª unidade

Concurso cultural “Nossa Água, Nossa Vida” premia escolas de Camboriú