Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Segurança adota novo sistema de comunicação de rádios e recebe treinamentos

Segurança adota novo sistema de comunicação de rádios e recebe treinamentos

O cérebro que organiza a operacionalidade da Secretaria de Segurança é a Central de Operações. A Central é que controla os guardas municipais, patrimoniais e agentes de trânsito. Recebe todos os telefonemas de urgência, emergência e denúncias feitas pelo telefone 153, gerando as ocorrências e direcionando as guarnições para atendê-las. Também é a Central que monitora a cidade através dos totens. O trabalho realizado pelos operadores da Central é essencial para a segurança, trânsito e patrimônio do município. Aprimorando a qualidade dos serviços, os operadores da Central de Operações receberam nesta quarta-feira (13), uma capacitação para a utilização de todo o sistema de despacho composto por rádio comunicação, telefonia e console de despacho.

A troca dos equipamentos foi necessária para modernizar e atender o efetivo dos agentes e trazer recursos indispensáveis para a segurança individual de cada agente, antes não contemplados pelo sistema antigo. “A principal mudança é quanto a cobertura de rádio frequência, que no sistema anterior, apresentava dificuldades de comunicação na região sul do município”, explica o diretor da Central de Operações, Heduard Carlos da Silva.

Outro ponto importante é a geolocalização dos agentes de segurança. O novo sistema permite aos operadores analisar em tempo real a localização de cada agente de forma automática. No sistema antigo, se houvesse qualquer tipo de interrupção na comunicação, não saberiam a localização do agente. “Com a possibilidade de novos recursos como o GPS e a forma de identificar e despachar a guarnição mais próxima da ocorrência, o serviço ficará mais eficiente e controlado. Esta visão trará agilidade e clareza ao operador da Central, bem como os supervisores operacionais’’, ressalta Heduard.

A implantação do novo sistema está sendo realizada pela empresa Alcon, vencedora de processo licitatório que prevê a locação dos equipamentos por 12 meses. “Até o momento o sistema vem atingindo as expectativas da secretaria, porém temos algumas exigências rígidas e rigorosas quanto ao serviço locado, e por isso ainda está em fase de avaliação. Caso não atenda as expectativas exigidas, a empresa será desclassificada’’, conclui o diretor.

________________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Segurança
(47) 3263-0190

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril