Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC z.Destaques

Semam coleta cerca de 2 mil litros de óleo no primeiro semestre em Balneario Camboriu

Semam coleta cerca de 2 mil litros de óleo no primeiro semestre em Balneario Camboriu

O óleo de cozinha, quando descartado de forma incorreta, além de prejudicar o meio ambiente, pode afetar a saúde dos seres vivos. Por conta disso, a Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú (Semam), através do Projeto De Óleo No Futuro, coletou aproximadamente dois mil litros de óleo de cozinha somente no primeiro semestre de 2016.

Iniciado em 2011, o projeto faz parte do Programa Terra Limpa, e tem como objetivo principal a proteção dos recursos naturais por meio da coleta, evitando assim que o material seja despejado em locais inapropriados. Todos os Núcleos Educacionais Infantis (NEIs) e Centros Educacionais Municipais (CEMs) de Balneário Camboriú possuem ecopontos para a coleta do óleo de cozinha, além das sedes da Semam e Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa).

Nas unidades escolares do município, as crianças aprendem sobre a importância de se preservar a natureza, com ações voltadas à educação ambiental. Além disso, levam todo o aprendizado para fora das salas de aula, a fim de conscientizar amigos e familiares a realizar o descarte correto do óleo, encaminhando-o à um dos pontos de coleta.

De acordo com a educadora ambiental da Semam, Mara Zuleica Becker Lins, o poder destrutivo do óleo é imenso quando despejado em rios. “Apenas um litro tem o poder de poluir até um milhão de litros de água, contaminando entre outras coisas, o lençol freático”. Mara ainda ressalta que o simples ato de descartá-lo pelo ralo da pia pode provocar o entupimento de tubulações da rede de esgoto.

Os cidadãos podem levar o óleo utilizado em uma garrafa pet até o ponto de coleta mais próximo. A Semam fica localizada nas dependências do Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, ao final da Rua Dinamarca no Bairro dos Municípios. A Emasa situa-se na Quarta Avenida, número 250.

Para mais informações a respeito de pontos de coleta e outras dúvidas, entrar em contato com a Semam, pelo telefone (47) 3363-7145.

Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria do Meio Ambiente (Semam)

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo