Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Semam promove ação nos Núcleos de Educação Infantil

Com intuito de incentivar o destino ambientalmente correto do óleo de cozinha, a Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú (Semam), realiza até o dia 27 de outubro, a ação De Óleo no Futuro junto aos Núcleos de Educação Infantil (NEIs). O projeto, que é permanente no município, já coletou 21.772 litros de óleo de 2011 a julho de 2016.

Entre as atividades desenvolvidas estão a criação do rótulo para garrafa PET, na qual os alunos levarão para casa como incentivo para retornarem com óleo para o Núcleo; Folheto informativo para as famílias; Ação na frente de cada núcleo; Apresentação de mini palestras, com conversas em sala sobre a importância do descarte correto do óleo para preservação ambiental; Faixas, cartazes com frases para chamar atenção da comunidade; Elaboração de desenhos pelas famílias para usar como logotipo da campanha no Núcleo com premiação; Além de gincana,  provas surpresas, entre outros.

Segundo a secretária do Meio Ambiente, Osnilda Amorim, Nena, “além do objetivo de  incentivar e intensificar as coletas no município, as ações pretendem principalmente educar as crianças para que passem os ensinamentos adiante, compartilhando com amigos e familiares a importância de dar o destino ambientalmente correto ao produto”.

A comunidade pode realizar o descarte de óleo em ecopontos do município. A Semam orienta para deixar o óleo esfriar e acondicionar o mesmo em garrafas pet. Não é necessário filtrar ou peneirar. Esta atitude contribui para diminuir os impactos ambientais nos recursos hídricos, evitar problemas no sistema de esgotamento sanitário e entupimento da rede de esgoto. Quando jogado em terrenos o óleo dificulta a passagem da água e contamina o solo. Cada litro de óleo despejado na rede de esgoto e nos rios tem potencial para poluir cerca de um milhão de litros de água.

Todos os núcleos, além de Centros de Educação Municipal (CEMs) e sedes da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) e da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), possuem ecopontos para descarte do óleo utilizado, no qual é encaminhado posteriormente para fins ecologicamente corretos. Mais informações sobre a ação e ecopontos, ligar para a Semam no telefone (47) 3363-7145.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo