Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Seminário pauta impactos e importância da atividade portuária em Itajaí e região

Seminário pauta impactos e importância da atividade portuária em Itajaí e região

Evento socializará atividades dos programas de monitoramento ambiental conduzidos pela Univali

Itajaí – No dia 11 de dezembro (terça-feira), nos períodos matutino e vespertino, ocorre no Auditório do Porto de Itajaí, o Seminário Relação Porto – Cidade de Itajaí. No evento, gratuito e aberto à comunidade, serão socializadas e debatidas as atividades, importância e perspectivas do Porto de Itajaí para a cidade e região. Também haverá apresentação dos programas de monitoramento ambiental conduzidos pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

A parceria técnico-científica entre a Superintendência do Porto de Itajaí e a Univali visa atender às demandas ambientais frente as exigências legais dos órgãos ambientais. Ela envolve o assessoramento e a execução de programas de monitoramento. O seminário contemplará palestras ministradas por professores e pesquisadores da Universidade, por profissionais convidados, e autoridades do Porto.

O engenheiro Marcelo Salles, superintendente do Porto de Itajaí, abrirá o evento, às 9h, com a conferência “Desafios atuais e futuros do Porto de Itajaí e a ampliação da área retroportuária de Itajaí”.  Já o arquiteto Ricardo Rebello, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Urbanismo, apresentará o projeto de urbanização da borda d´água junto ao Centro Histórico de Itajaí. Em seguida, o engenheiro André L. Pimentel C. Silva Jr., diretor do Porto Itajaí, falará sobre a evolução do acesso aquaviário do referido porto. A mitigação dos impactos no porto estará em discussão na palestra de Ivana Becker, do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina. Os professores Jurandir Pereira Filho e José Gustavo Natorf, da Univali, finalizarão a programação da manhã, com uma apresentação sobre o Programa de Monitoramento do Porto de Itajaí.

Às 14h, Jurandir Pereira Filho retorna, com uma exposição sobre a qualidade da água no Programa de Monitoramento. Depois, docentes doutores da Univali seguem falando sobre áreas específicas do programa e a relação das mesmas com a atividade portuária, desde a qualidade do sedimento; a biota aquática; a pesca artesanal; as condições meteoceanográficas e a hidrodinâmica; até a avaliação do risco na introdução de espécies exóticas por meio de água de lastro, além de abordagens sobre a supervisão ambiental da dragagem, o sistema de dados utilizado pela Univali e o Porto de Itajaí, e o resgate e reabilitação da fauna. As palestras serão conduzidas pelos professores Charrid Resgala Tito Cesar Marques, Paulo R. Schwingel, Mauro Michelena, Márcio Tamanaha, Muriel Deon do Amaral, César Stramosk, André Barreto e Jéferson Luis Dick.

A programação completa e as inscrições para o evento estão disponíveis em www.univali.br/eventos, na área de Meio Ambiente.

*Foto: Acervo Porto de Itajaí

Mais informações: (47) 3341-7721, com o professor Jurandir Pereira Filho | (47) 3341-7718, com o professor José Gustavo Natorf Abreu.

Posts Relacionados

FIESC apresenta em Itajaí programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Projeto fomentará apresentações de estudantes de Música no Mercado Público de Itajaí

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí leva muita cultura para Navegantes a partir desta quinta-feira

Itajaí Shopping inaugura C&A mais moderna de Santa Catarina

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes

Unimed Litoral tem vagas de emprego para Itajaí e região

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13) em Navegantes

Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza doação de 30 cadeiras de rodas ao Hospital Marieta