Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

SENAR/SC forma primeira turma de técnicos em agronegócio em Seara

SENAR/SC forma primeira turma de técnicos em agronegócio em Seara

O título de técnico em agronegócio passa a fazer parte do currículo de 29 pessoas de Seara e região. Após dois anos eles concluem o Curso Técnico em Agronegócio da rede e-Tec oferecido gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC). A solenidade de formatura da primeira turma do polo presencial de Seara ocorre neste sábado (10), a partir das 19 horas, no CTG Seara e Pampa.

O curso teve 80% da carga horária a distância e 20% presencial com visitas de campo. Os profissionais formam-se capacitados para desenvolver atividades de gestão do agronegócio em diferentes funções, seja em empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, assistência técnica e também extensão rural e pesquisa.

O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo esclarece que o curso auxilia os profissionais no reconhecimento da realidade do meio rural identificando as principais potencialidades, limitações e desafios nas diferentes cadeias produtivas. “Os técnicos em agronegócio são capazes de analisar problemas em processos de gestão e de produção agropecuária reconhecendo sistemas de melhoria da qualidade dos produtos e serviços desenvolvidos aplicando técnicas empreendedoras com capacidade crítica, criativa e inovadora”, complementa.

“É motivo de muita satisfação acompanhar o desenvolvimento desses profissionais que, a partir de agora, levarão para o meio rural o que de mais atual existe em gestão e tecnologia. A formação de técnico em agronegócio é um avanço para a agropecuária catarinense. Precisamos nos reinventar a cada dia e sem dúvidas a qualificação que chega ao campo é de alto nível. Parabenizamos os novos profissionais por essa conquista”, destaca o superintendente do SENAR/SC Gilmar Antônio Zanluchi.

Para o presidente do Sindicato Rural de Seara Waldemar Zanluchi é motivo de imenso orgulho a formatura da primeira turma do polo. “É gratificante ver que a união de esforços do Sindicato Rural, o Sistema FAESC/SENAR-SC tem surtido efeitos positivos. O nível de formação desses técnicos é excelente e, sem dúvidas, quem ganha é o agronegócio catarinense. Seara tem como base econômica a agricultura, temos certeza que muitos desses técnicos auxiliarão no desenvolvimento e aprimoramento do setor”.

COLHENDO BONS FRUTOS

Mauricio Luiz Ranzan, de 29 anos, possui formação em técnico agrícola e em agrimensura e tecnólogo em gestão ambiental. Encontrou no Curso Técnico em Agronegócio do SENAR/SC o complemento para a formação uma vez que acredita que o SENAR/SC possui credibilidade no setor do agronegócio e no ensino rural.

“Achei o curso muito bom. Os conteúdos abordados atenderam a minha expectativa e acredito que dos demais alunos também. As metodologias utilizadas foram eficientes, e as dinâmicas em aula proporcionam um melhor aprendizado. A troca de conhecimentos entre os alunos é excelente, sendo que a maioria são profissionais da área e agricultores”, relata.

A expectativa de Ranzan é colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante o curso, buscando promover e fomentar o agronegócio brasileiro, através da prestação de serviços na área e desenvolvimento de tecnologias que possam auxiliar e melhorar as atividades agropecuárias e de gestão das propriedades rurais.

“A evolução tecnológica é constante. Diariamente vemos inovações, seja em práticas de produção, máquinas e implementos e tecnologias de informação que cada vez mais ganham espaço no campo. Hoje, o principal desafio do agronegócio está na gestão, e é esse o compromisso que nós, técnicos em agronegócio do SENAR/SC, temos com o intuito de solucionar de forma eficiente e viável”, conclui.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores