Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Senar/SC promove 210 cursos gratuitos em Santa Catarina

Com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento da produção sustentável, a competitividade e os avanços sociais no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoverá 210 treinamentos gratuitos em diferentes regiões do Estado. Mais de três mil produtores e trabalhadores rurais serão beneficiados.

O presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo salienta a importância da educação para diagnosticar e solucionar problemas, qualificar o trabalho e suprir as necessidades diárias dos produtores. “As transformações são fundamentais para promover a qualificação. As oficinas têm esse propósito, agregar conhecimento para atingir bons resultados”, ressaltou.

Para efetuar as inscrições, os produtores e trabalhadores rurais devem procurar o Sindicato Rural do município. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data de realização. “O objetivo é promover a formação profissional e incentivar o empreendedorismo reforçando os bons resultados”, destacou o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

CURSOS EM JANEIRO

Na região Oeste, 13 municípios serão contemplados: Abelardo Luz, Ipumirim, Faxinal dos Guedes, Passos Maia, Chapecó, Guatambu, Entre Rios, Xaxim, Xanxerê, Quilombo, Irati, Concórdia e Itá. Entre os cursos promovidos estão Produção Caseira de Massas – de 15 a 16 na sede do Sindicato Rural de Aberlado Luz; Criação de Bezzeras e Novilhas – de 27 a 28 no Hotel Moinho de Vento, em Faxinal dos Guedes; Olericultura Orgânica – de 14 a 16 na Linha Baronesa da Limeira em Chapecó; Frutas, Hortaliças e Temperos – de 15 a 16 na Sede do Centro dos Idosos, em Entre Rios; e Processamento de Carne de Frango – de 14 a 15 na Linha Saracura, em Concórdia.

Em Campos Novos, localizado no Meio Oeste, serão promovidos seis cursos: Confeitaria-de 15 a 16 na Associação da Prefeitura; Tratores e Implementos Agrícolas/Operação e Manutenção – de 15 a 17 no Sindicato Rural e na Epagri; Prevenção de Doenças Crônicas e Prevenção às Deficiências na Área Rural – ocorrerão paralelamente no dia 23 na sede da Biblioteca Municipal; Produção Caseira de Pães e Biscoitos – de 27 a 29 na Serraria Weiss; e Inclusão Digital Rural/Iniciação à Informática – de 30 a 31 no Sindicato Rural do município. Ocorrerão capacitações também nos municípios de Água Doce, Macieira, Catanduvas, Vargem Bonita, Erval Velho, Herval D’Oeste, Lebon Regis e Rio das Antas.

No Extremo Oeste serão ministrados Cultivo de Plantas Medicinais – de 22 a 23 na Linha Erveira em Dionísio Cerqueira; Controle Agroecológico de Pragas e Doenças – de 13 a 14 na Secretaria da Agricultura, em Águas Frias;  Artesanato de Crochê e Tricô – de 27 a 31 na Linha Platanéia, em Novo Horizonte; Jardineiro – de 30 a 31 na Sede/Crás, em Dionísio Cerqueira; Qualidade do Leite – de 14 a 15 na Linha São Roque, em Anchieta; Derivados de Leite – de 22 a 23 na Sede Aspume, em Iraceminha; Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos – de 28 a 29 na Associação Cedrense de Promoção Humana (Acepro), em São José do Cedro; e Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural – dia 29 no auditório da Prefeitura Municipal, em Flor do Sertão.

No Planalto Serrano serão abordados as seguintes capacitações: Artesanato com Pintura –  de 23 a 28 no Salão Comunitário de Cruzeirinho, em Anita Garibaldi; Turismo Rural/Identificação e Seleção de Oportunidades de Negócios – de 20 a 21 no Sindicato Rural, em Bom Retiro; Inseminação Artificial em Bovinos – de 20 a 23 na Fazenda Castanheiro, em Painel; Bordado com Patchcolagem – de 21 a 23 na Capela do Luizinho, em São Joaquim; Cultivo Protegido de Hortaliças – de 27 a 28 na residência de Nazide Conceição, em São José do Cerrito; Artesanato em Tear com Lã de Ovelha – de 27 a 30 na Sede CLD/CTG Campestre Catarinense, em Urubici; e Produção Caseira de Pães e Biscoitos – de 29 a 31 no Salão da Capela do Luizinho, em São Joaquim.

Em Araranguá, na região Sul, seis cursos serão ministrados. Entre eles, Doma Racional de Equideos – de 13 a 17 na Lagoa da Serra. Em Biguaçu será abordado Formas Associativas no Meio Rural – de 13 a 14 no Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Na Sede do Sindicato Rural de Maleiro será promovido, de 13 a 16, o curso de Artesanato com Pintura; Entre as capacitações de Palhoça estão previstas: Culinária de peixes e frutos do mar – de 20 e 21, na Casa da Cultura Açoriana; e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para Agroindústrias – de 27 a 28, em El Shadai. Inclusão Digital Rural/Iniciação à Informática será promovido de 28 a 29, em Paulo Lopes; e Artesanato  de Costura em Tecidos – de 20 a 23 na Prefeitura e São Bonifácio.

No Vale do Itajaí serão promovidos os cursos de Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos – de 21 a 22 na Igreja Católica/Baú Central, em Ilhota; Turismo Rural/Planejamento e Implantação de Negócios – de 28 a 29 em Engenho do Novo, em Gaspar; Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para Agroindústrias – de 14 a 15 na sala do Sindicato Rural, em Imbuia; Beneficiamento e Conservação de Pescado – de 16 a 17 em Margem Esquerda, em Ituporanga; Segurança e Saúde no Trabalho com Agrotóxicos – de 13 a 15 no Paraná Forest, em São João do Itaperiú; Processamento de Carne de Frango – de 23 a 24 na Sociedade Brüderthal, em Guaramirim; e Emissão de Guias de Trânsito Aimal (e-GTA) e de Origem de Produtos Vegetais (e-Origem) – dia 28 no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em Massaranduba.

A programação ocorrerá também no Norte catarinense. Serão ministrados os cursos de Operação e Manutenção de Roçadeira – e 14 a 15 na Sede da Epagri, em Canoinhas; Manejo de Gado Leiteiro – de 23 a 24 no pavilhão da Igreja de Lança, em Porto União; Turismo Rural/Planejamento e Implantação de Negócios – de 30 a 31 na Casa de Cultura, em Itaiopólis; Produção de mudas frutíferas – de 28 a 29 na Sede do Sindicato Rural, em Joinville; Meliponicultura – de 21 a 22 no Parque de Exposições e na propriedade Alcides Frogel, em Mafra; Motosserra/Operação e Manutenção no Corte de Árvores – de 27 a 29 na Colônia Ruthes, em Major Vieira; Floricultura – de 21 a 22 no salão de Rodeio Grande, em Monte Castelo; e Cultivo Protegido de Hortaliças – de 29 a 30 na casa do Sr. Otto Muller, em São Bento do Sul.

Related posts

Estudo inédito analisa setor de confecção em Santa Catarina e aponta cenários futuros

Novembro Roxo: Prematuridade.com realiza caminhada na Redenção no domingo 11/11 pela causa dos bebês prematuros

Registros no Cadastur em SC sobem 58% nos sete primeiros meses de 2019

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: