Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

SENAR/SC abre 410 vagas para o Pronatec Agro em Santa Catarina

SENAR/SC abre 410 vagas para o Pronatec Agro em Santa Catarina

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) está com vagas abertas em cinco cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronetec Agro) em parceria com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os cursos disponíveis são na área de bovinocultura de leite, suinocultura, horticultura orgânica, agricultura orgânica e preparação de doces e conservas.

Os cursos estão disponíveis para os municípios de Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Ibicaré, Itapiranga, Lebon Régis, Lindóia do Sul, Maravilha, Modelo, Riqueza, Saudades, Seara, Vargem Bonita e Videira. Ao todo são 410 vagas disponíveis divididas de acordo com a demanda de cada município.

“Os interessados devem procurar o Sindicato Rural de abrangência do município demonstrando o interesse em participar de algum dos cursos. É obrigatório ter no mínimo 16 anos completos para os cursos de preparação de doces e conservas e 15 anos para os demais e a escolaridade mínima exigida é o Ensino Fundamental incompleto (1ª a 5ª série)”, explica a coordenadora do Pronatec no SENAR/SC, Gisele Kraieski Knabben.

O presidente do Conselho Administrativo do SENAR/SC e da FAESC, José Zeferino Pedrozo, destaca que os cursos são oferecidos gratuitamente com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de educação profissional e tecnológica no meio rural, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.

“A nossa missão é atender a comunidade por meio dos cursos e, desta maneira, ajudar na profissionalização, integração social, melhoria da qualidade de vida e o pleno exercício da cidadania”, complementa.

De acordo com o superintendente do SENAR/SC Gilmar Antônio Zanluchi, o Sistema FAESC/SENAR busca, por meio do Pronatec, ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

CONHEÇA O PRONATEC

O Pronatec foi criado em 2011 pelo Governo Federal com o objetivo de aumentar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, buscando ampliar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos gratuitos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional nas áreas de alimentação, indústria, comércio, turismo e tecnologia.

Os cursos são divididos em atividades teóricas e práticas, com encontros diários e duração de quatro horas, pela manhã ou tarde. Os participantes são avaliados por módulos, por meio do controle de frequência e desempenho. Ao término do curso, será necessário ter frequência mínima de 75% e conceituação avaliada no critério de desempenho estabelecido.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril