Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Sete cervejarias de Santa Catarina participam de ação simultânea em 60 marcas e brewpubs que divulga estilos da escola inglesa

Bitter Day acontece em setembro de 2021 terá lançamentos e relançamentos de Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter. Fazer com que o consumidor conheça mais essa possibilidade sensorial é objetivo do movimento

O consumidor brasileiro nunca teve tantas opções de cerveja. Antes restrita a empórios e bares especializados, uma paleta enorme de estilos e características agora está disponível em um grande número de restaurantes e supermercados. Para disseminar informação e apresentar novos sabores ao público, o Movimento Toda Cerveja organizou uma ação coletiva: o Bitter Day.

No dia 8 de setembro, 60 cervejarias e brewpubs brasileiros farão o lançamento ou relançamento simultâneo de cervejas dos estilos Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter. É o maior lançamento do tipo já realizado no país. Tanto as marcas que estão incluindo os estilos de forma inédita quanto aquelas que estão relançando os seus produtos terão uma identidade visual padronizada.

São sete marcas de Santa Catarina participantes: Armada Cervejeira (de São José), Balburdia Cervejaria (de Blumenau), Biertal (de Braço do Norte), Enigma (de Maravilha), Kaingang (de Xaxim), Marchand Beer Co. (de Balneário Camboriú) e Öluns Cervejaria (de Cunha Porã)

De acordo com Daniel Jeffmann, cervejeiro da Fat Bull Beer e um dos idealizadores do movimento, as Bitters são cervejas muito alinhadas com o clima brasileiro e o tipo de bebida que o consumidor aprecia, embora ainda não esteja entre as mais vendidas. “São estilos refrescantes, saborosos e levemente amargos, que convergem com os momentos e o hábito de consumo local. Queremos apresentar ao consumidor essa possibilidade e trazer para perto aqueles que, por desconhecimento ou receio, acabam não provando”, explica.

Janderson Martini, da Old Captain e também integrante do movimento, acrescenta. “Acreditamos que a consolidação e o crescimento do mercado nacional de cerveja passam por provocarmos o consumidor para que ele conheça estilos além das Pilsen e das IPAs, que lideram as vendas. A adesão de 60 cervejarias e brewpubs a esta primeira ação, dedicada a cervejas da escola inglesa, mostra que esse é um sentimento compartilhado”, finaliza.

Mais sobre os estilos 

Os lançamentos estão enquadrados em um dos três estilos: Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter. Cervejas de alta fermentação, elas têm em comum a cor levemente acobreada e adição de lúpulos ingleses. Como principais características das Bitters, o Beer Judge Certification Program (BJCP) destaca o alto drinkability e a refrescância.

A variação entre os três estilos acontece pela graduação de teor alcoólico, amargor e cor, de acordo com o guia. A mais leve, Ordinary Bitter, pode ter entre 3,2% e 3,8% de teor alcoólico e 25 a 35 IBUs (escala internacional de amargor que vai de 0 a 120).

Já as Best Bitter, conhecidas também como Special Bitter, podem ter entre 3,8% e 4,6% de teor alcoólico e amargor de 25 a 40 IBUs.

Por fim, as Strong Bitter, conhecidas também como Extra Special Bitter ou ESB, apresentam teor alcoólico que varia entre 4,6% e 6,2% e índice de IBUs entre 30 a 50.

Movimento Toda Cerveja 

Criado em agosto de 2021 por cervejarias independentes brasileiras, o Movimento Toda Cerveja tem como objetivo realizar ações colaborativas entre marcas de todo o país para a disseminação da cultura cervejeira. A iniciativa foi de Daniel Jeffmann (da Fat Bull Beer), Janderson Martini (da Old Captain) e Vinícius Cordeiro (das marcas Veterana e Ruradélica).

O Bitter Day é a primeira ação coordenada pelo movimento. Mais informações estão no Instagram @todacerveja.

Posts Relacionados

OS PARALAMAS DO SUCESSO: SÓ CLÁSSICOS EM CURITIBA

Artwalk inaugura loja no Balneário Shopping

Hospital Marieta realiza ações voltadas à saúde mental dos colaboradores

8 personalidades que morreram na pandemia e comoveram o Brasil e o mundo

Diário da Cidade

Nova coleção de kits handmade alia artesanato e gastronomia

Diário da Cidade

Entidades promovem ação de sensibilização ambiental e passeio ciclístico

Diário da Cidade

On Stage Lab promove encontros gratuitos sobre os bastidores da Música

BC EXCLUSIVE WEEKEND MOVIMENTOU A REGIÃO NO FINAL DE SEMANA

KISS confirmado local do show em Porto Alegre

Cerveza Patagonia cria experimento social nas montanhas do Sul do Brasil para reduzir níveis de estresse

Itajaí será a primeira cidade da América Latina com aplicativo de recompensa para mobilidade sustentável

Enem: 6 dicas para aumentar o foco

Diário da Cidade

Restaurantes adotam cardápio digital para otimizar o atendimento

Confira as delícias para celebrar o Dia Nacional da Banana, em 22 de setembro

Rafa Kalimann desabafa: “A mulher é colocada à prova muito mais. É testada muito mais”

Cãominhada será dia 12 de outubro

Livro que ensina a criar seu próprio negócio no mercado digital entra na lista dos mais vendidos

Diário da Cidade

Gêmeas Melissa e Nicole lançam quinto livro da carreira

Raça Negra & Convidados confirmam live no Teatro Bradesco

Garten recebe musical gratuito “A Bela e a Fera” nesta quarta

Diário da Cidade