Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Sete dicas para aumentar a sua produtividade sem alongar o expediente

Sete dicas para aumentar a sua produtividade sem alongar o expediente

Consultor empresarial e palestrante lista atitudes que são fundamentais para conquistar uma rotina menos atribulada sem abrir mão dos resultados. Organização da agenda e saber dizer não estão entre elas

Ter a sensação de que nunca conseguirá zerar o checklist é cada vez mais comum no mercado de trabalho. A impressão de estar constantemente sobrecarregado não afeta somente a produtividade, como também a saúde dos profissionais. Só no Brasil, 30% deles já sofrem da Síndrome de Bournout, caracterizada pelo cansaço e estresse excessivos no trabalho, de acordo com a International Stress Management Association (Isma).

Neste contexto, adotar algumas atitudes para melhorar a produtividade sem ter que alongar as horas diárias de trabalho não é apenas questão de organização, mas também de saúde, aponta o consultor empresarial e palestrante, Roberto Vilela. O executivo, que atua com dezenas de companhias brasileiras, acompanha de perto a rotina de centenas de profissionais e listou sete ações para performar no trabalho:

1 – Comece o dia revisando sua agenda

“Essa é uma prática que pouca gente adota e que é essencial para garantir produtividade. E vale também uma revisão semanal, para planejar a rotina dos próximos dias. Quando você sabe o que precisa fazer nas próximas horas, quais reuniões terá, e se vai precisar se deslocar, consegue programar melhor as tarefas, eliminar o que não é essencial e priorizar as demandas mais urgentes”, destaca Roberto.

2 – Evite reuniões desnecessárias

Para o consultor, este é um erro que precisa, cada vez mais, ser combatido. “Muitas demandas podem ser alinhadas e resolvidas através de um e-mail ou uma ligação telefônica. Adote esta prática na sua agenda e evite perder horas que não te levarão a nenhum resultado. E quando marcar uma reunião, tenha uma pauta bem definida para evitar que este momento se alongue mais do que o necessário”, aconselha.

3 – Desenvolva sua inteligência emocional

Saber priorizar, receber críticas, entender que nem sempre as coisas saem conforme planejado. Tudo isso, de acordo com Roberto, faz a diferença na rotina do profissional. “Nem sempre é fácil desenvolver a inteligência emocional e contar com apoio de especialistas é um diferencial importante. O acúmulo de funções e tarefas pode até mesmo apoiar no desenvolvimento de transtornos como o Burnout. Ser produtivo significa também saber lidar com as dificuldades da carreira e não deixá-las prejudicar a performance em novas atribuições”, comenta.

4 – Tenha metas bem definidas

“Ninguém é produtivo se não tiver objetivos claros. Um dos grandes problemas da improdutividade é a falta de foco. Por isso, revise suas metas e, a partir daí, defina as ações que terá de realizar para cumpri-las. Isso trará clareza à rotina e facilitará a organização das demandas diárias”, indica o consultor.

5 – Solicite feedbacks

Roberto Vilela lembra que não é apenas o líder que deve tomar a iniciativa em conversas de alinhamento. Sempre que o profissional se sentir inseguro quanto aos resultados ou acreditar que não está entregando o que deve, precisar conversar com a liderança direta. “Ter este alinhamento de rota evita que você fique meses trabalhando sem entregar o que precisa simplesmente porque houve falha na comunicação”, diz.

6 – Saiba dizer não

Nem sempre haverá espaço na agenda para novas entregas – e está tudo bem, desde que haja transparência. Saber dizer não é sinal de inteligência emocional e evita uma série de problemas, como o atraso nas demandas. Se a rotina não permite assumir novos compromissos, o indicado pelo consultor é uma conversa franca com o time e lideranças para evitar acúmulo de tarefas.

7 – Finalize o expediente organizando os compromissos do dia seguinte

“Antes de ir pra casa, revise as atividades do próximo dia. Crie um checklist com o que terá de realizar, colocando primeiramente as questões mais urgentes e mais complicadas de serem realizadas. Assim, já na chegada você saberá o que fazer, não perde muito tempo se organizando e terá uma visão clara daquilo que precisa assumir. Concluir as tarefas mais difíceis primeiro também ajuda a deixar o dia mais produtivo, já que mais ao fim do expediente costumamos não render tanto quanto nas primeiras horas”, finaliza Roberto.

Sobre o consultor
Roberto Vilela, é especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte, com serviços de consultoria comercial, treinamentos vivenciais e palestras. É também autor do livro Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições que vivenciou no mundo das corridas e o dia a dia nos negócios.

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira