Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Sistema CECRED promove ações sociais, de saúde e educação financeira no Dia de Cooperar 2017

Por meio das Cooperativas de Crédito filiadas, a Central mobilizou a comunidade em atitudes simples que movem o mundo

As Cooperativas de Crédito do Sistema CECRED deram exemplo de cidadania, participando do Dia C – Dia de Cooperar 2017, promovido pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), em 1º de julho. Com a mobilização de colaboradores, entidades assistenciais e voluntários, foram realizadas ações sociais, promoção à saúde, educação financeira e outras atividades.

O Dia C também celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, lembrado anualmente no primeiro sábado de julho. No Brasil, a OCB propôs um tema instigante para a ação: “Atitudes Simples Movem o Mundo”. Com isso, integrou centenas de cooperativas em uma corrente voluntária para promover os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), que se propõem a diminuir as diferenças sociais.

No Sistema CECRED, as Cooperativas de Crédito filiadas estão realizando ações de educação financeira como forma de estimular nas pessoas o planejamento e o equilíbrio financeiro, para obter melhor qualidade de vida. Além disso, cada instituição envolveu a comunidade onde atua com alguma atividade social, de lazer ou de cidadania, transformando o Dia C em um dia de festa do cooperativismo.

Em Florianópolis, CredCrea, Credifiesc, Credelesc e Transpocred participam do evento da OCESC (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina) e SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) no Parque Coqueiros. O evento começou com a 1ª Caminhada Cooperativa, que contou com público de 12 cooperativas com sede na Grande Florianópolis. As quatro Cooperativas do Sistema Cecred promoveram ações individuais e também uma grande brincadeira de forma integrada: o EduCabeça, jogo interativo que estimula a educação financeira e o conhecimento sobre cooperativismo. Ainda foi montada uma mina feira de adoção de animais, onde três foram levados por novas famílias. As cooperativas ainda ofereceram, em conjunto com a organização do evento e de outras entidades de Florianópolis, recreação infantil, pipoca, algodão doce, dança, vacinação, oficinas e outras brincadeiras.  

No Alto Vale do Itajaí, a Viacredi Alto Vale e a CredCrea ocuparam a praça central de Rio do Sul para ações gratuitas de educação financeira e de lazer, inclusive com a presença do Poupito, personagem que incentiva o hábito de poupar. O destaque foi a divulgação da plataforma de Ensino a Distância (PROGRID EaD) das Cooperativas, que oferece cursos gratuitos e online sobre diversos temas, no endereço www.progrid.coop.br. A ação esteve integrada ao evento do Núcleo das Cooperativas da Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs).

No Sul de Santa Catarina, a Cecrisacred mobilizou colaboradores, cooperados e a comunidade de Criciúma, Tubarão e Içara em uma campanha de arrecadação de roupas de cama e de banho, materiais de limpeza e produtos de higiene pessoal para beneficiar a ONG Casa Guido. A entrega dos donativos ocorreu no dia 1º de julho, durante visita na qual os colaboradores conheceram o trabalho da ONG e o atendimento a mais de 100 crianças e adolescentes em tratamento de câncer. A segunda parte da Campanha irá ocorrer em dezembro de 2017, quando os colaboradores irão realizar alguns “sonhos” das crianças cadastradas na casa. 

A Credicomin também fez uma campanha de arrecadação em Lages, para beneficiar os 50 idosos do Lar Menino Deus. Os donativos – 75 pacotes de fraldas geriátricas – foram entregues à entidade durante um café da tarde com música, contação de histórias (em parceria com o SESC) e outras atividades para entreter os moradores.

Outra Cooperativa que promoveu campanha de donativos foi a Rodocrédito, beneficiando entidades assistenciais nos municípios onde atua. Foram arrecadados agasalhos, roupas de cama e produtos de higiene pessoal para a Casa Abrigo Anjo Gabriel (Francisco Beltrão), Associação de Pais de Autistas (Dois Vizinhos) e ONG Remanso da Pedreira (Pato Branco).

A SCRcred promoveu ações em quatro municípios do Planalto Norte. Em São Bento do Sul, o destaque foi uma caminhada no Bairro Serra Alta e plantio de 100 mudas de árvores nativas. Em parceria com o Grupo Amor Maior – Paixão pelos Animais, houve a Cãominhada Solidária em Corupá, arrecadando ração e recursos financeiros para a entidade. Planejamento financeiro, orçamento familiar, crédito responsável e poupança foram o foco em Rio Negrinho. Em Porto União, a Cooperativa apoiou a Fire Fest – Corrida do Fogo, que comemorou o Dia Nacional do Bombeiro e o aniversário do Corpo de Bombeiros Voluntários de União da Vitória.

No Litoral Norte, a Credifoz organizou atividades gratuitas de corte de cabelo, orientação à saúde, esporte, lazer e recreação infantil nas comunidades de São Vicente, em Itajaí, e Machados, em Navegantes. Foram atendidas mais de 800 pessoas.

No Vale do Itajaí, a Viacredi está realizando as ações do Dia C dentro da programação da Feira de Oportunidades, que continua até setembro, com edições em Rio dos Cedros (que contou com 7 mil visitantes), Blumenau, Gaspar e Itajaí. Os destaques são a orientação financeira, promoção à saúde e solidariedade (revertendo a renda da Praça de Alimentação Solidária a uma entidade assistencial em cada cidade onde acontece a feira). Os colaboradores também participaram do Pedágio da APAE e de uma campanha de doação de sangue. Seguindo com a programação, as Escolas Lilia Ayroso, em Jaraguá do Sul, e Professor Curt Brandes, em Pomerode, recebem uma ação contínua, com duração de oito meses, que envolve a compostagem de resíduos orgânicos (podas de árvores, aparas de grama, restos de alimentos da merenda escolar e vegetais), para uso em hortas escolares.

Sediada em Guaramirim, a Crevisc irá realizar a ação do Dia C no dia 19 de agosto, levando orientações profissionais e financeiras, prevenção à saúde, recreação e outros serviços gratuitos à comunidade da Corticeira, onde há mais de um ano a Cooperativa mantém um Posto de Atendimento. A ação será na Escola José Dequech,  das 9 às 16h, em parceria com entidades públicas e privadas da região

Texto: Marli Rudnik / New Age Comunicação

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo