Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Sistema de Empresa Solar pode ser compartilhado com residência

Sistema de Empresa Solar pode ser compartilhado com residência

A geração distribuída de energia solar pode ser compensada em outra unidade consumidora

O investimento e crescimento do país em energia solar fotovoltaica refletem em benefícios para os consumidores. Optar por uma energia renovável contribui com o meio ambiente e gera economia na fatura de luz. Na geração distribuída, por exemplo, existe a modalidade de energia compartilhada, que possibilita a união de dois ou mais consumidores para dividir a energia gerada por um sistema.

 

Para os moradores de Santa Catarina, a energia compartilhada é uma opção viável e econômica, já que normalmente possuem casa residencial e de veraneio ou sítio em alguma praia do Estado, ou um comércio e uma casa residencial. O presidente e engenheiro da Quantum Engenharia, Gilberto Vieira Filho, explica que os painéis fotovoltaicos para a geração de energia solar são instalados nas unidades consumidoras com capacidade de gerar excedente, e ligados na rede distribuidora podendo compensar em outro imóvel. Além de que, se a energia gerada for superior à energia consumida, será transformada em créditos na companhia elétrica, que resulta em descontos nas tarifas futuras. Desta forma é possível reduzir a conta de luz em até 95%.

A Aneel aprovou a geração distribuída em 2015, quando regulamentou os sistemas de energia solar para a autoprodução de energia. A nova resolução, RN 687/2015, reduziu a burocracia possibilitando que empresas e pessoas se juntem para produzir a própria energia elétrica. Uma das vantagens é o prazo para permissão da conexão do sistema. Com as novas regras, de 90 dias o tempo caiu para 34 dias.

A energia compartilhada é a união de consumidores, pessoa física ou jurídica, com micro ou minigeração distribuída em locais diferentes para que a energia seja compensada. O proprietário do mercado Backes, nos Ingleses do Rio Vermelho, na Grande Florianópolis, aderiu o sistema de energia solar de geração compartilhada, dividindo a energia entre o mercado e um prédio residencial de três andares no mesmo bairro. O projeto desenvolvido e executado pela Quantum Engenharia para as duas unidades, conta com 188 painéis fotovoltaicos, com potência total instalada de 48,88 kWp, que supre a necessidade dos imóveis. O percentual médio de economia mensal do consumidor é de 77%, economizando aproximadamente R$ 3 mil por mês na conta de luz.

De acordo com o projeto que já está em funcionamento, o ganho ambiental e de sustentabilidade será de 19.172 unidades de árvores plantadas. A preferência por esta modalidade de energia renovável ainda deixa de emitir ao meio ambiente o equivalente a 747.154 kg de COe de poluentes que o carro emite são 4.976.329 km.

De acordo com dados da Aneel, os sistemas de microgeração e minigeração distribuída solar já somam mais 200 MW de potência instalada no Brasil. O crescimento deste segmento no país reflete em bons resultados econômicos e socioambientais. Segundo levantamento da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), os consumidores dos setores de comércio e serviços passaram a liderar o uso da energia solar fotovoltaica, com 43,1% da potência instalada no País.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores