Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC z.Destaques

Inquérito apura superlotação no presídio da Canhanduba em Itajaí

A superlotação do Presídio da Canhanduba levou o Ministério Público de Santa Catarina a instaurar inquérito para apurar a situação da ala de triagem, onde ficam os presos recém-chegados. O documento, assinado pela promotora Havah Mainhardt, pede que a Secretaria de Justiça e Cidadania apresente em 10 dias um projeto de reforma para a ala, ou faça as transferências necessárias para resolver o problema.

Um levantamento da OAB indica que houve melhora desde a última inspeção, feita em maio, graças à transferência de presos para Blumenau – na época havia 98 detentos na triagem, num espaço que comportava 32, o triplo da capacidade. O problema não está exatamente no tamanho da ala de triagem, mas no excesso de presos condenados ou vindos de outras unidades no Estado, que hoje superlotam a Canhanduba.

Ainda há detentos de toda a Grande Florianópolis no presídio de Itajaí, o que colabora para a superlotação. De acordo com a última inspeção eram 1.132 detentos no presídio, em um espaço em que cabem 644.

O excesso de detentos causa irregularidades: metade deveria estar ou em penitenciária, ou cumprindo pena no regime semiaberto. Mas não podem ser transferidos porque não vá vagas excedentes.

A expectativa é que o problema minimize com a abertura de 176 novas vagas no regime semiaberto. O espaço está em construção, e deverá ser concluído nas próximas semanas.Ainda assim, será pequeno para a quantidade atual de detentos.

Vulnerável

O fato é que a boa estrutura de Itajaí acabou deixando a unidade vulnerável à superlotação no momento em que o Estado enfrenta a resistência de prefeituras em aceitar sediar novas cadeias e a insistência da Justiça em trancar as portas de unidades.

Itajaí não teria espaço suficiente sequer para os presos da região. Entregar para a administração local mais centenas de detentos que deveriam estar em seus locais de origem, além de prejudicar o trabalho dos agentes obriga o Estado a pagar deslocamentos constantes para audiências – um gasto desnecessário, que sai do bolso de todos nós.

Empurrou-se apenas a poeira para debaixo do tapete. No caso, o nosso.

Posts Relacionados

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar

Delta Máquinas: há 17 anos entregando performance e sustentabilidade à indústria têxtil

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio