Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Sustentabilidade leva o Brasil de volta à maior competição automobilística do mundo

Sem pilotos disputando o campeonato desde 2017, País volta a estar representado nas pistas pelo Etanol de Segunda Geração, biocombustível desenvolvido e produzido no Brasil

O calendário 2022 do maior evento do automobilismo mundial vai ter DNA 100% brasileiro percorrendo as pistas. O Etanol de Segunda Geração (E2G), produzido no Brasil pela Raízen a partir do bagaço da cana-de-açúcar, irá abastecer os carros da Scuderia Ferrari por meio de uma parceria estratégica com a Shell. O E2G é um elemento chave na transição energética e contribui diretamente para o combate às mudanças climáticas, pois tem potencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 86%. A Ferrari será a única escuderia a utilizar o E2G nesta temporada da Fórmula 1.

 

O uso de etanol no automobilismo atende o compromisso da FIA em neutralizar a pegada de carbono da competição. O novo regulamento da federação inclui o uso de combustível que contenha 10% de biocombustível em sua composição, uma mistura chamada E10. Este percentual aumentará anualmente até 2030, quando os carros deverão ser completamente movidos a combustíveis sustentáveis. Os biocombustíveis são alternativas mais viáveis ​​e sustentáveis ​​para o abastecimento de veículos, pois queimam de forma mais limpa do que a gasolina, resultando em menos emissões de gases de efeito estufa, além de serem biodegradáveis.

 

“A Raízen é a primeira e única produtora de E2G em escala comercial do mundo, um produto muito mais limpo e com grande potencial para ser o combustível do futuro para o mundo todo. Com esta parceria pioneira, temos o orgulho de mostrar para um público global as possibilidades mais sustentáveis ​​e inovadoras do etanol de cana-de-açúcar e do E2G produzidos 100% no Brasil”, explica Paulo Neves, VP de Trading da Raízen.

 

O E2G é produzido com o resíduo do bagaço da cana-de-açúcar utilizado na produção de etanol de primeira geração. Sendo um biocombustível avançado, ele tem potencial para elevar em cerca de 40-50% a capacidade de produção de etanol da Raízen com a mesma área plantada, produzindo cada vez mais litros por tonelada de cana. Além disso, sua produção resulta em uma emissão de CO2 significantemente menor que a do etanol convencional, pois as unidades de produção do etanol de primeira e de segunda geração são integradas.

 

Sobre a Raízen

Somos a Raízen — referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.

Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando nosso portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante.

Com um time de 40 mil funcionários, operamos 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20´21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Contamos cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Nossa capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produzimos na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atendemos milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atuamos no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Select e com os mercados OXXO.

Na safra 20´21 comercializamos 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de nossa infraestrutura de 69 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.

Posts Relacionados

Médicos alertam para risco de distúrbio na menopausa causado pela lipedema

Farmácias Nissei transformam mais de 400 lojas em pontos de doação para vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul

Feedback, check out, business: ranking revela os termos do vocabulário corporativo mais pesquisados pelos internautas

Filtro de barro: invenção brasileira é considerada um dos melhores purificadores de água

Comunicado Oficial – Winter Play 2024

Pet já faz parte da família e compra de ração em supermercados é tendência do consumidor

Sodiê mobiliza franquias de Santa Catarina para auxiliar vítimas do Rio Grande do Sul

Max Mohr dará auxílio moradia de até seis meses para profissionais vindos do RS

Dono do Fort Atacadista, Grupo Pereira dobra as doações para o Troco Solidário em prol das vítimas das enchentes

Startup oferece cursos de idiomas gratuitos online