Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Sustentabilidade na cozinha

A sustentabilidade na cozinha é um elemento fundamental uma vez que falamos de economia, boa gestão e boas práticas comerciais.

Qualquer que seja o campo, a sustentabilidade é uma questão que deve estar constantemente presente, para que tenhamos a possibilidade de construir um mundo melhor, não apenas para nós mesmos, mas principalmente para as gerações futuras.

Você sabia, por exemplo, que no Brasil quase 40 toneladas de alimentos são jogadas fora todos os dias? Dados do World Resources Institute (WRI) mostram que precisamos repensar a maneira como tratamos os alimentos que compramos e consumimos.

Qual é a Importância de uma cozinha sustentável?

 

A cozinha sustentável tem, direta ou indiretamente, um papel social, econômico, cultural e ambiental fundamental. A sustentabilidade é importante e tem impacto na:

 

Conservação da diversidade biológica e proteção das espécies ameaçadas; Valorização e promoção da agricultura e pecuária local. Redução das emissões de gases poluentes e produção de resíduos; Promoção da produção e consumo de alimentos mais saudáveis.

 

Estas não são todas as vantagens da cozinha sustentável, pois direta e indiretamente esta prática desempenha um papel social, econômico, cultural e ecológico fundamental. Portanto, antes de escolher o menu do dia, invista nesta iniciativa.

 

Tipos de panelas da cozinha sustentável

 

As panelas podem ser mais ou menos sustentáveis, dependendo do tipo de material utilizado e do efeito ambiental de sua construção.

Antiaderente

 

Teflon é o nome comercial da melhor panela segundo os que utilizam o polímero politetrafluoroetileno, que é resistente a altas temperaturas e evita que o alimento fique aderido à área da panela. Os benefícios se perdem uma vez que ele fica arranhado ou desgastado, o que obriga à substituição do produto.

 

Os utensílios de cozinha em Teflon são baratos e, uma vez velhos, têm de ser descartados na coleta de lixo. Sua reciclagem, entretanto, é complexa e requer um processo químico.

 

Alumínio

 

É criado a partir de alumina, extraída da pedra de bauxita. Embora barato e 100% reciclável, o material emite gás carbônico para a atmosfera durante sua produção, requer energia e produz um resíduo com vários elementos metálicos, chamado “lama vermelha”.

 

A OMS (OMS) o considera seguro para uso na cozinha. Entretanto, várias frigideiras têm o potencial de liberar em excesso o material e contaminar os alimentos, como observado em uma análise da Universidade de São Paulo (USP).

 

Cerâmica

 

Do ponto de vista sanitário, as melhores panelas de cerâmica são impermeáveis e evitam a proliferação de organismos responsáveis por doenças. Na cozinha, as desvantagens são o custo mais caro e o fato de romperem com facilidade, exigindo sua substituição. O descarte deve ser feito em contêineres no local. No ponto de venda, desconfie das panelas que são feitas de alumínio e só têm um revestimento cerâmico.

Utensílios de cozinha sustentáveis

Esponja sustentável

 

As esponjas clássicas são feitas de plástico poliuretano e contêm derivados de petróleo e produtos químicos sintéticos, o que as torna difíceis de remover. Uma opção menos agressiva para o meio ambiente, a bucha sustentável é desenvolvida com matéria-prima 100% natural, totalmente biodegradável. No momento do descarte, ele deve ser cortado em pequenos pedaços e colocado no recipiente de compostagem ou no saco de lixo orgânico.

 

Colher biodegradável 

 

Colheres desenvolvidas com matéria-prima sustentável, feitas através da mistura de materiais de fontes renováveis (madeira + Verde I’m green polietileno) e uma quantidade limitada de polipropileno o ajudarão a estufar e servir maravilhosamente! Procure esta peça perfeitamente dimensionada e ergonomicamente projetada para auxiliá-lo. Evitar utilizar em temperaturas acima de 75°, não imergir em óleo fervente. 

Espátula sustentável 

 

Espátulas feitas de matérias primas sustentáveis, feitas através da mistura de materiais de fontes renováveis (madeira + Verde I’m green polietileno) e uma quantidade limitada de polipropileno. É usado para fazer hambúrgueres e outros alimentos que requerem esta parte.  Não oferecer a temperaturas acima de 75°, não imergir em óleo fervente. Lavadora de louça segura e não tóxica. 

Limpeza sustentável

 

A limpeza sustentável envolve todo o processo de avaliação das necessidades da instalação e seus usuários, produtos químicos, kits de limpeza, métodos e programas de treinamento.

 

Sabão de coco

 

Nosso amor pela vida: o sabão de coco pode lavar qualquer coisa, desde roupas até pratos, e é um grande aliado para renunciar a todos aqueles sabonetes milagrosos em comerciais de TV. Você pode ralar diretamente na máquina de lavar roupa – e ela lava as roupas do bebê! – e usá-la como uma barra de lavar louça. É uma ótima lavagem.

 

Vinagre

O vinagre é um componente que todos no planeta têm em casa e que faz um verdadeiro milagre. Limpa banheiros, pias, pisos de pedra, azulejos? Você pode misturá-lo com um pouco de álcool e fazer uma limpeza incrível do chão de sua casa. O vinagre evapora imediatamente, de modo que não há cheiro, mas se você desejar, você pode adicionar óleos essenciais a cada uma de suas misturas.

 

Bicarbonato de sódio

 

É incrível para trabalhos de limpeza mais pesados, tais como o box, vaso sanitário, o chão e a cozinha: basta polvilhar bicarbonato de sódio, esperar cerca de 5 minutos e depois polvilhar vinagre. Eles possuem uma mistura surpreendente e antibacteriana que resolve todos os problemas.

Conclusão:

 

As dicas acima são simples e têm o potencial de fazer uma enorme diferença uma vez colocadas em prática. Aplique em sua cozinha e faça da sustentabilidade um hábito. Conte-nos a dica que você sabe? O fundamental é perceber como você pode fazer tudo enquanto consome quase nada, usando o mínimo de embalagens e contribuindo muito para nossa saúde e o meio ambiente. Pequenos hábitos fazem uma enorme diferença.

 

Estas são apenas algumas recomendações de práticas sustentáveis a serem adotadas em sua rotina diária na cozinha. Você tem alguma dica? Compartilhe-os conosco nos comentários.

Posts Relacionados

Sarau Escola SCAR de Criatividade acontece em nove cidades de Santa Catarina

Diário da Cidade

Dia das Mães: Blue Tree Premium Florianópolis celebra o amor materno com conforto e elegância

Diário da Cidade

Sofistic Hotel lança pacote especial para o fim de semana do Dia das Mães

Diário da Cidade

Santa Catarina ganha importante loja no segmento decor

2ª Mostra de Vitrines Assinadas Casahall segue até 21 de maio

Wishlist: conheça opções de calçados sustentáveis para o Dia das Mães

Cantor Rogerinho se apresenta nesta sexta-feira na SHED Club

Novas marcas chegam ao mix do Balneário Shopping neste outono

Dia das Mães 2024: Itajaí Shopping dá dicas de presentes para surpreender no dia 12 de maio

Fazzenda Park Resort realiza evento especial para venda de pacotes