Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Valorização e transformação de resíduos é fundamental ao meio ambiente e planeta

Por ocasião da Semana do Meio Ambiente, especialista em gestão de resíduos ressalta a importância do reaproveitamento, que converte passivos industriais e urbanos em insumos com valor agregado

Chorume de aterros sanitários, águas residuais geradas em atividades industriais, efluentes sanitários ou gerados na limpeza de caixa de gordura industrial e de restaurantes, lodos de estação de tratamento de esgoto, produtos alimentícios vencidos ou fora de especificação, restos de alimentos provenientes de restaurantes, supermercados e ceasas. O que esses resíduos têm em comum? Todos podem ser tratados e transformados em fertilizantes orgânicos para o fomento da agricultura.

 

Lívia Baldo, especialista em gestão de resíduos na Tera Ambiental, empresa especializada na valorização de resíduos orgânicos líquidos e sólidos, através de soluções ambientais como a reciclagem de efluentes e compostagem termofílica, explica que a reciclagem de resíduos é essencial para o meio ambiente. Com impacto significativo e importância estratégica para a solução de alguns dos maiores problemas ambientais contemporâneos: os descartes ilegais.

 

“Considerada uma das alternativas ambientalmente mais seguras, sustentáveis e que atende à legislação vigente, as atividades de reciclagem de efluentes e compostagem em escala industrial, promovem a valorização de resíduos muitas vezes indesejados, possibilitando sua transformação em novos insumos como fertilizantes orgânicos compostos, que promovem diversos ganhos ambientais e socioeconômicos. Trata-se de um ciclo perfeito de economia circular”, explica a especialista.

 

Ao mesmo tempo que as soluções vão de encontro às exigências dos órgãos ambientais e Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), contribui para a redução da pressão sobre os aterros sanitários e contaminação de mananciais relacionada ao despejo irregular de resíduos líquidos.

 

A gestão adequada de resíduos e a prática crescente da economia circular são decisivos para a redução dos impactos das atividades humanas sobre o planeta. “Considerando que a população mundial já é de aproximadamente 7,8 bilhões de habitantes e que deverá superar a nove bilhões em 2050, segundo estimativa da ONU, é necessário mitigar os efeitos da intervenção humana no meio ambiente e, ao mesmo tempo, garantir a segurança alimentar desse gigantesco contingente populacional”, enfatiza Lívia.

 

“Esta é uma reflexão importante, que precisa ser abordada com mais frequência e de forma mais incisiva entre a sociedade civil e empresas. Foram séculos de uso indevido de recursos naturais. Com muita conscientização e alternativas que possam mitigar as atividades potencialmente poluidoras, teremos uma realidade mais favorável que resultará em novas atitudes na área ambiental”, finaliza Lívia Baldo.

Sobre a Tera Ambiental
Os serviços da Tera Ambiental destinam-se a empresas, dos mais diversos segmentos, que não possuem sistema de tratamento próprio ou compatível com o descarte de efluentes em rede coletora ou corpo hídrico. Ela viabiliza a destinação final de efluentes biológicos, por caminhão, para tratamento na ETE de Jundiaí, por meio da modalidade offsite. Ao optarem por esse sistema, os clientes garantem segurança, eficácia e a prática da economia circular, com a valorização e transformação dos resíduos gerados pelo processo, cumprindo metas de reciclagem e requisitos legais.
Para empresas que geram resíduos sólidos orgânicos e optam pela sua valorização e tratamento adequado, a Tera Ambiental, pioneira e referência na compostagem em escala industrial, realiza operação em galpão coberto de 30 mil metros quadrados, maior planta do gênero no Estado de São Paulo. A unidade é licenciada pela CETESB e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A compostagem termofílica, adotada pela empresa, é um processo biológico, natural e controlado, capaz de bioestabilizar a matéria orgânica com a ocorrência de altas temperaturas.
Pratica-se o conceito upcycling, com a transformação de resíduos antes indesejados em novos ativos de qualidade e valor ambiental destinados para a agricultura e paisagismo.

Posts Relacionados

Queijo representa 14% do consumo global lácteo; Confira receita da pizza de 4 queijos da Borda & Lenha

IFAT Brasil: Municípios com até 50 mil habitantes trabalham para cumprir prazo de encerramento dos lixões

Entenda a importância da segurança nas instalações de painéis fotovoltaicos

Diário da Cidade

JET gera novos empregos em SC e Porto Alegre; saiba mais

Exame com contraste: entenda como funciona e para que serve

Com Mercado Livre de Energia a economia na conta de luz pode chegar a até 40%

Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália chega ao Brasil

Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono