Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Vendas de livros crescem durante pandemia e autores sentem diferença

Apesar da alta crise financeira, mercado editorial cresceu nos últimos meses e autores nacionais relataram suas experiências com a situação

Devido a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), alguns brasileiros buscaram se entreter dentro de casa por meio dos livros — seja ele físico ou digital. Felizmente esse interesse gerou o crescimento de 6,4% nas vendas de livros no país em relação ao período anterior, entre junho e o início de julho. Alguns autores nacionais foram atingidos por esses números e outros estão esperançosos que a busca pela literatura continue crescendo cada vez mais, até mesmo após a pandemia.

Segundo uma pesquisa feita pela Nielsen em parceria com o Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), é possível notar o crescimento do mercado do editorial após a pandemia. Os dados mostram que entre 18 de maio a 14 de junho, o setor livreiro teve seu faturamento de 109 milhões e um crescimento de 31% com relação ao mês anterior.

O jovem autor brasiliense, Felipe Dantas, de apenas 16 anos, tem seu primeiro livro de estreia esgotado em menos de um ano, “A Vila dos Magos”, é uma obra cheia de enigmas e fantasia. O escritor exploda seres místicos, bruxas e monstros, além da amizade entre os personagens principais. Em entrevista ele disse:

“Os livros acabam servindo como algo para distrair a mente das pessoas desses problemas que estão ocorrendo, deixando-as mais leves e menos ansiosas”. E ainda reforçou. “Durante a pandemia houve um aumento no consumo dos livros pelas pessoas, como forma de fuga encontrada”.

Ainda ressaltou que devido várias promoções e a facilidade de se receber algum produto em casa, reparou que muitos começaram a comprar diversos livros, inclusive o seu; que está em processo para uma nova tiragem devido o grande número de vendas.

A causa maior para este crescimento foi a pandemia que levou muitas dessas pessoas que estavam em suas casas, irem mais à procura desses produtos culturais. Segundo a autora Lya Galavote, “A leitura é fundamental em todos os momentos da vida, e é uma ótima oportunidade de relaxar um pouco e fugir dessa realidade pesada que estamos passando todos os dias, mergulhando dessa maneira num mundo mágico das palavras com outros temas e assuntos”.

E ainda completa dizendo, “Ler é um hábito muito saudável, recomendado e fundamental para mantermos nossa saúde mental, se tornando assim uma forma encontrada pelas pessoas para relaxarem”.

Lya Galavote é uma autora que se aproxima de 14 romances publicados no Brasil e já tem mais outros dois lançamentos, “Entre lágrimas e uma boneca” e “Apesar da Guerra”, que estão com datas marcadas e serão lançados na 1ª FLISP (Festa Literária de São Paulo) em novembro, pelo Grupo Editorial Coerência.

A escritora acredita que o mercado editorial se fortalecerá cada vez mais para vencer a crise, consequentemente aumentando o baixo índice de leitores no Brasil. Os e-books, famosos livros digitais, estão sendo uma grande porta para que os jovens e adolescentes se interessam gradativamente pela literatura.

Posts Relacionados

Shopping Itaguaçu apresenta campanha com foco em inovação

Depois da Tempestade: o desespero do término e a importância do amor próprio

Victor Bonini assina contrato com Grupo Editorial Coerência para novo livro

Cervejaria Dádiva marca mês de setembro com novidades

Acibalc realiza painel online para debater o novo método de pagamento do Banco Central

Cinco autores de fantasia nacional para você conhecer ainda nessa quarentena

Bibi lança calçado com ação antiviral que protege contra o coronavírus

Diário da Cidade

Beneficiários do Auxílio Emergencial têm acesso ao Corujinha Social

Diário da Cidade

Em setembro, gaúcho tem ingresso diferenciado no Fun Museu

Telma Brites assina contrato para lançar nova edição da trilogia Gaia

Diário da Cidade

A vida no campo e o amor pela pintura compõem novo livro de Natalia Moreno

Diário da Cidade

Circuito de Cicloturismo da Costa Verde & Mar receberá novidades quando a situação de emergência for superada

Cerveja Beck’s vai transformar a icônica tenda do Green Valley em peças de moda exclusivas

Patrícia Vittorini fecha contrato para lançar seu terceiro livro

Diário da Cidade

Fun Museu lança experiência em realidade aumentada

Roda gigante de Balneário Camboriú já tem nome: FG BIG WHEEL

Catarinense Escola Superior de Cerveja e Malte exporta conhecimento cervejeiro para o quinto país e chega a Portugal

Diário da Cidade

Escritora levanta reflexões sobre divergências ideológicas em seu primeiro livro de distopia

Cervejaria Dádiva adere ao projeto Black is Beautiful e produz receita colaborativa com o EAP idealizada nos EUA em prol da igualdade racial

COVID-19: Impedida de participar dos eventos presenciais, escritora se conforta na internet

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: