Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Vereador apresenta projeto de combate à corrupção e promoção de transparência

Inserir a comunidade nas ações de controle da gestão municipal, de combate à corrupção e fomentar a transparência de todos os atos do governo são os objetivos do projeto de lei apresentado pelo vereador Robison Coelho (PSDB), em Itajaí. A proposta foi protocolada nesta semana e deve ser encaminhada para as Comissões da Câmara no início de fevereiro, quando começam as sessões do Legislativo municipal.

 

O projeto de lei institui o Conselho Municipal de Transparência e Controle Social. Com composição paritária entre governo e sociedade civil, o Conselho será formado por 14 membros, indicados pelos órgãos, entidades ou segmentos que representam. A exemplo do que ocorre com outros conselhos de políticas públicas que já atuam em Itajaí, a intenção é que a comunidade auxilie o poder público e também possa fiscalizar mais de perto todas as ações, propondo melhorias constantes. “Quando a sociedade participa efetivamente do processo de governança, enxerga a cidade de uma maneira diferente e ajuda a pensar em ferramentas que possam facilitar a fiscalização de forma mais prática e aplicável”, defende o vereador Robison Coelho.

 

Se instituído, o Conselho terá como competência, entre outras coisas, propor ferramentas e mecanismos que aprimorem os processos de controle social das políticas públicas, informar o Poder Público sobre eventuais descumprimentos de regras de transparência e de funcionamento dos espaços e também publicar periodicamente estudos e estatísticas sobre as políticas de transparência no município, mantendo a comunidade bem informada. “O estímulo à transparência dos atos governamentais é hoje um dos grandes princípios da administração pública. O fortalecimento de ações com este objetivo e a criação de mecanismos que venham a inibir a prática danosa e criminosa da corrupção contribui para a maturidade da democracia”, afirma o parlamentar.

 

A proposta deve ser lida na primeira sessão ordinária, no dia 02 de fevereiro, e encaminhada às comissões da Câmara.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo