Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Vereadores denunciam novas ilegalidades na Zona Azul de Itajaí

Vereadores denunciam novas ilegalidades na Zona Azul de Itajaí

Procon e TCE serão acionados

O vereador Robison Coelho (PSDB) usou a tribuna da Câmara na sessão de ontem (08) para trazer novas denúncias que envolvem a Zona Azul de Itajaí. Além de a cobrança exceder o número de vagas estabelecido em contrato, ela está sendo realizada em quatro trechos não previstos por decreto. No final da tarde de ontem Robison e Rubens Angiletti (PSB) notificaram o Procon e também a Codetran para que a concessionária seja intimada a apresentar um plano para devolução do dinheiro aos contribuintes e para que as multas aplicadas por ausência de pagamento do estacionamento rotativo nestes trechos específicos sejam anuladas. O caso também será levado ao Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE).

Na segunda-feira (07), depois que os dois vereadores denunciaram parte da ilegalidade, a concessionária Hora Park suspendeu a cobrança que começaria em algumas ruas do bairro Fazenda. Ainda assim, o número de vagas explorado continua acima do limite estabelecido em contrato – 432 vagas a mais que o permitido. “A alegação é de que um decreto de 2014 permite tal ilegalidade, mas o TCE é claro, o contrato só pode ser alterado ser houver aditivo ou uma nova licitação”, explica Robison Coelho.

Enquanto o edital de licitação e o contrato estabelecem o número máximo de vagas de estacionamento a serem cobradas, o Poder Público, através de decreto, determina onde essas vagas serão exploradas. E em pelo menos quatro trechos onde a Zona Azul é cobrada desde 2010 não há nenhum decreto que autorize. Isso ocorre na Avenida Ministro Victor Konder, entre a Avenida Joca Brandão e a Rua Joinville, na Rua Pedro Ferreira, entre Rua Silva e Rua Samuel Heusi, e em toda a extensão da Avenida Carlos Ely de Castro.

Ontem os parlamentares notificaram a Codetran e o Procon para que as multas por estacionamento aplicadas nesses locais sejam anuladas e para que a empresa apresente um plano de ressarcimento aos contribuintes. Nesta semana os parlamentares também levarão as denúncias ao (TCE). A intenção é que haja um acompanhamento técnico, já que nem no governo passado e nem no atual houve fiscalização do contrato de concessão pública, o que lesou e continua lesando os contribuintes de Itajaí.

“Essa talvez seja uma ótima oportunidade para que a prefeitura reveja o contrato com a empresa, já que o acordo atual prevê o repasse de menos de 7% dos lucros ao município”, afirmou Robison durante seu discurso na tribuna da Câmara.

A Comissão de Fiscalização, da qual Robison é presidente, também protocolou um requerimento sobre o tema, que segue na pauta do Legislativo.

Mais informações:

Vereador Robison Coelho (47) 9.9911-4811

Vereador Rubens Angioletti (47) 9.9909-1576

Ascom Adelaine Zandonai (47) 9.8407-9731

Fotos: Divulgação gabinete Ver. Robison Coelho.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores