Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Xanxerê recebe unidade do SESI

Xanxerê recebe unidade do SESI

O SESI, entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), entregou nessa semana, em Xanxerê, uma nova unidade para atender os trabalhadores da indústria do Oeste catarinense. A instalação, que conta com mais de 800 metros quadrados, recebeu investimento de R$ 3 milhões. A expectativa é de que cerca de 2,5 mil trabalhadores da região e pessoas da comunidade sejam atendidos.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, lembrou que o espaço se destina à prestação de serviços nas áreas da saúde e educação dos trabalhadores, que são o diferencial de uma indústria competitiva. Mais importante do que os R$ 3 milhões aplicados na infraestrutura, é o investimento na composição e qualificação de uma equipe formada por médicos, dentistas, professores, pedagogos e profissionais de atividade física, dispostos a servir ao trabalhador e à indústria da região, disse durante a cerimônia de entrega, que contou com a presença de lideranças empresariais e políticas da região.

Na nova unidade serão realizados os cursos da chamada educação maker e da nova educação de jovens e adultos do SESI, desenvolvendo competências na área da linguagem, da tecnologia, da robótica, das ciências e da matemática. “O SESI inaugura um novo jeito de fazer educação, oferecendo aos que aqui estiverem grandes oportunidades para promoção de suas potencialidades”, afirmou o presidente da FIESC.

Por outro lado, lembrou, para promover um ambiente de trabalho saudável é necessário ir além dos ambientes físicos. “É preciso um olhar atento sobre a inclusão de práticas de saúde individual, fatores psicossociais e o envolvimento da empresa com a comunidade. Trabalhadores felizes, saudáveis e capacitados para a preservação da saúde e para atuar com segurança no trabalho são mais produtivos, proativos e criativos”, disse Côrte. As empresas devem ver a saúde e a educação como fatores estratégicos, defendeu, pois é um investimento que gera ganhos para a empresa, com profissionais engajados e produtivos, e para o trabalhador, que vive com mais qualidade.

A unidade atende a uma antiga reivindicação dos empresários locais, salientou o vice-presidente regional da FIESC, Waldemar Schmitz, agradecendo também a parceria com a prefeitura e a Câmara de Vereadores. “Foram muitas reuniões com prefeito, com comunidade e a indústria, para ouvir e atender as expectativas da melhor forma possível”, disse, dirigindo-se especialmente ao prefeito Avelino Menegolla e ao secretário de Desenvolvimento Regional, Ademir José Gasparini. “Nosso empresário é arrojado, dedicado e empreendedor e a economia da região cresce, apesar das adversidades como as deficiências de infraestrutura, a falta recursos públicos e a distância dos grandes centros consumidores. Isso justifica os investimentos das entidades da FIESC”, afirmou.

O deputado Valdir Colatto destacou a importância do investimento e o trabalho desenvolvido pelas entidades do chamado Sistema S, do qual fazem parte SESI e SENAI. “Isso precisa ser divulgado. A gente defende o Sistema S, que tem grande responsabilidade”, realçou, referindo-se à preparação da força de trabalho, especialmente para lidar com a tecnologia, que evolui rapidamente.

A Unidade conta com três salas de aula, preparadas para nova metodologia de ensino maker, consultório odontológico e médico em Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Até o fim do ano o SESI deve contabilizar em Xanxerê 480 matrículas na Educação de Jovens e Adultos, 2,5 mil exames de audiometria, 2 mil exames médicos ocupacionais, 360 procedimentos médicos e aplicação de 7 mil doses de vacinas contra a gripe. Na região, a unidade vai atender 19 municípios, que reúnem cerca de 1,5 mil indústrias.

Atuação do SESI em SC

Presente em 259 municípios, o SESI foca suas ações em saúde. A entidade promove ambientes de trabalho seguros na indústria e estimula a adoção de um estilo de vida saudável pelos industriários. Também contribui para a melhoria da escolaridade e o desenvolvimento de trabalhadores e lideranças para a indústria catarinense. Sua ampla estrutura de atendimento inclui 21 clínicas médicas, 75 farmácias, 90 unidades de alimentação, 50 unidades escolares (sendo 14 móveis) e 54 unidades móveis na área da saúde

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo