Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SC zEsporte

Esporte comunitário incentiva conhecimento, promoção da saúde e qualidade de vida

Esporte comunitário incentiva conhecimento, promoção da saúde e qualidade de vida

Comprometida com o desenvolvimento social, econômico e ambiental e em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Unimed Chapecó, por meio do setor de Sustentabilidade, promoveu diversas ações com os alunos do Projeto Esporte Comunitário e seus pais. Uma das atividades ocorreu em julho, em  parceria com o Projeto Doutores Risonhos com o  objetivo de proporcionar um dia diferente e alegre às crianças. A participação do grupo contou com apresentação divertida e, no final, foi servido um lanche com comidas típicas de festa Junina.

No mês seguinte, a parceria foi com o Batalhão de Polícia Militar de Chapecó. O Cabo Marcelo Wundervald promoveu palestra voltada à violência e drogas, um tema que fez as crianças refletirem sobre os seus atos. Em agosto, as ações foram voltadas para os pais dos alunos, em parceria com o setor de Medicina Preventiva.  Foi realizada palestra para 25  pais da Escola Municipal Zélia Roque de Lima Munzi com o tema Alimentação Saudável.  Durante o evento, a nutricionista Célia Missio apresentou o teor de gordura e açúcar nos alimentos, alertando para uma alimentação saudável, rica em nutrientes às crianças e adultos, visando evitar doenças e obesidade.

Outra atividade reuniu 30 pais dos alunos da Escola Municipal Maria Bordignon Destri. O palestrante foi o educador físico Rafael Paz, também professor do Programa Esporte Comunitário, que abordou o tema: “Como prevenir e remediar as principais doenças do mundo Moderno”. Destacou  um panorama de como o mundo atual está cada vez mais doente e menos ativo e,  por meio disso,  mostrou  a importância do exercício físico como forma de prevenção de doenças como sedentarismo, obesidade, stresse e LER/DORT. Nas duas escolas os pais foram participativos, fizeram perguntas e interagiram com as palestras apresentadas.

O Programa

O Esporte Comunitário é idealizado pela Unimed Chapecó desde 2003 e a partir de 2009 passou a integrar um dos programas estaduais do Instituto Unimed SC – Filial Chapecó e busca a captação de recursos por meio das leis de incentivo ao esporte. Conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Chapecó e Serviço Social do Transporte (SEST). O programa ocorre anualmente e reúne ações educativas e recreativas com foco na cultura, esporte, saúde e lazer.

“Buscamos promover a qualidade de vida e promoção da saúde por meio do incentivo à prática esportiva. Além das modalidades, o programa oferece atividades culturais, festival de teatro, passeios e palestras, sempre com o foco na saúde”, explica a assistente social da Unimed Chapecó, Juciele Wrublewski.

Os critérios de inclusão das crianças no projeto são: interesse pelo esporte, bom rendimento escolar e cartão de vacinas em dia.

Posts Relacionados

Tratamento para pacientes com Diabetes Tipo 2 não será coberto pelos planos de saúde

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Cambura vence o Juventus e volta para a liderança do Catarinense Série B

Minibasquete e atletismo nessa sexta-feira no JEBEQUINHO

Comemoração dos 40 anos de ginástica na praia foi nessa quinta-feira

Balneário Camboriú sedia Liga SC de Handebol Feminino nesse sábado

Atletas representam Balneário Camboriú na Liga Catarinense de Voleibol nesse domingo

Copa Yokohama de Karatê terá 15 atletas de Balneário Camboriú

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina