Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

10 de julho Dia da Saúde Ocular: a importância dos cuidados com a visão

No próximo dia 10, é celebrado o Dia Mundial da Saúde Ocular, data estabelecida para chamar a atenção para a importância dos cuidados com a saúde dos olhos e mostrar à população os benefícios das medidas preventivas. Problemas de visão podem acarretar consequências no dia a dia – como perdas de oportunidades no mercado de trabalho, deficiências na aprendizagem e acidentes –, quando não tratados adequadamente. A prevenção pode fazer a diferença na qualidade de vida das pessoas. É o caso de Alberto Salles Paraíso Borges, 82 anos, coronel aposentado da Polícia Militar, que, após duas cirurgias, faz tratamento antigiogênico para assegurar que a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) não prejudique o convívio familiar e nem seu maior hobby, a leitura: só neste ano já leu 15 livros.

“Algumas doenças oculares são silenciosas, ou seja, podem ocorrer lentamente sem que a pessoa perceba no início e prejudicar de forma importante e definitiva a visão. Uma consulta preventiva anual torna possível o diagnóstico precoce e a prevenção”, afirma a Dra. Marcielle A. Ghanem, Oftalmologista do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, empresa do Grupo Opty.

Durante a consulta realiza-se além da avaliação da visão, o acompanhamento do grau, a medida da pressão intraocular e o exame do fundo de olho. Com isto, é possível diagnosticar precocemente alguma doença ocular e o início do tratamento pode ser decisivo para o melhor resultado visual”, comenta a especialista em Cirurgia Refrativa. No Brasil, mais de 1,2 milhões de pessoas são cegas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em 60% a 80% dos casos a cegueira é resultado de causas previsíveis e/ou que poderiam ser tratadas. “Por isso a realização de exames oftalmológicos periódicos é tão importante“, reforça.

Cirurgia Refrativa para a autoestima

Com os cuidados e os avanços tecnológicos, a oftalmologia pode melhorar a vida das pessoas, um exemplo é o caso da Angelita De Bona, 38 anos que superou um problema de visão e ainda aumentou sua autoestima. Para ela, seu vilão sempre foi o astigmatismo. Aos oito anos de idade, relata que tinha dificuldades de copiar o que a professora escrevia na lousa e na vida adulta também não conseguia ficar sem os óculos no trabalho como supervisora de produção em uma confecção. “Na fase da infância sofria de baixa autoestima, pois usar óculos era motivo de risos e chacotas. Na adolescência e juventude, já não riam ou me chateavam com isso, mas essa sensação já estava dentro de mim e eu me achava feia. Os óculos atrapalhavam em vários momentos, como a maquiagem que ficava escondida, o incômodo de lentes sujas, embaçadas, a perda frequente dos óculos, enfim, muito mais, que só quem os usa sabe o quanto ajudam na visão, mas incomodam no dia a dia”, explica.

Por volta dos 20 anos, foi informada por sua oftalmologista, Dra. Marcielle A. Ghanem, sobre a Cirurgia Refrativa que, na época, só era realizada no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, há 410 km da sua cidade. “Fiz acompanhamento, e, quando o grau estabilizou, aos 29 anos, fui mãe, e adiei os planos”, conta. A mudança na qualidade de vida de Angelita somente veio no ano passado, quando finalmente conseguiu realizar a tão sonhada cirurgia. Angelita diz que, ao usar óculos a melhora da visão é significativa, após a cirurgia, poder ver “sem ser através de um vidro”, é melhor do que pensava: “é maravilhoso, é lindo, até as cores ficam mais nítidas”. Completando um ano do procedimento, ela só se arrepende de não o ter realizado antes. “Não dói, é uma cirurgia rápida e a recuperação tranquila, seguindo as recomendações do pós-operatório. Costumo dizer que, depois da minha filha, a cirurgia foi a segunda melhor decisão que tomei na vida. Deveria ter feito 10 ou 12 anos antes. “Hoje sou muito feliz e satisfeita com o resultado“, comemora.

Sobre o Opty

O Grupo Opty nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. No formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas, mantendo o foco no exercício da medicina.

Atualmente, o Grupo Opty é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando 20 empresas oftalmológicas, 1700 colaboradores e mais de 560 médicos oftalmologistas. O Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), o Instituto de Olhos Villas (BA), a Oftalmoclin (BA), o Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), o Hospital de Olhos INOB (DF), o Hospital de Olhos do Gama (DF), o Centro Oftalmológico Dr. Vis (DF), o Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC), o Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), a Clínica Visão (SC), o HCLOE (SP), a Visclin Oftalmologia (SP), o Eye Center (RJ), Clínica de Olhos Downtown (RJ) e COSC (RJ), Lúmmen Oftalmologia (RJ), Hospital de Olhos do Meier (RJ) e Hospital Oftalmológico da Barra (RJ) fazem parte dos associados, resultando em 40 unidades de atendimento. Visite www.opty.com.br.

Posts Relacionados

Campanha “Você está de férias, mas o Coronavírus não!” busca sensibilizar visitantes da Costa Verde & Mar (SC)

De Vw Voyage a imóveis no litoral: veja os bens dos candidatos à prefeitura de Balneário Camboriú.

Diário da Cidade

Agência Nacional de Águas inclui Santa Catarina no projeto Monitor de Secas

História em quadrinhos valoriza cultura italiana do sul do Brasil

Prazo para inscrições no Programa de Pesquisa Universal termina dia 23 de setembro

Recicla Xanxerê coleta mais de 6 toneladas de produtos

Setembro amarelo e o tabu com o tema

Projeto de Dário torna inafiançável crime relacionado a pedofilia

Novo protocolo sanitário define regras para retorno de esporte recreativo em SC

Alesc aceita segundo pedido de impeachment de governador e vice

Movimento MP Mulheres SC lamenta “prática de fazer graça com a violência doméstica”

Grupo Pereira dobra as doações do tradicional Troco Solidário

CartonDruck doa mais de 1,3 milhão de copos descartáveis de papel para hospitais de Santa Catarina

A EFICÁCIA DA GRATIDÃO pela psicóloga Sandra Morais

Lei institui Delegacia Virtual da Mulher em Santa Catarina

Diário da Cidade

Produtor artesanal catarinense vai expandir o mercado para todo o território nacional

Cuidados simples evitam a entrada de escorpiões em casa

Diário da Cidade

Governo do Estado entrega nova frota de ônibus escolares

Governo realiza chamada de 36 engenheiros para a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade

Santa Catarina passa a ter ligação aérea com Miami no transporte de cargas

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: