Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

6º Encontro Estadual do Programa Cooperjovem aborda o tema “Educando para a Cooperação”

6º Encontro Estadual do Programa Cooperjovem aborda o tema “Educando para a Cooperação”

A sexta edição do Encontro Estadual do Programa Cooperjovem, realizado pelo SESCOOP/SC (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina), reuniu mais de 230 pessoas, nesta semana, em Florianópolis. Professores de 84 escolas e coordenadores de 24 cooperativas, que fazem parte do Programa em 2018, acompanharam a programação do evento criada a partir do tema “Educando para a Cooperação”. O Cooperjovem é adotado em 53 municípios catarinenses, em escolas municipais e estaduais, realizado com o apoio de mais de 500 professores, e atinge mais de 28 mil alunos da educação fundamental e infantil.

A abertura do Encontro contou com a presença do presidente do Sistema OCESC, Luiz Vicente Suzin, e foi marcada pelo lançamento do livro “Boas Práticas de Educação Cooperativa”. “É um momento muito importante para nós, de reconhecimento às práticas desenvolvidas nas escolas. Também é momento de reconhecer o empenho das cooperativas e dos seus dirigentes, que apoiam o Programa para a difusão da cultura da cooperação aos jovens, futuro do cooperativismo”, comentou.

O livro, primeiro do SESCOOP/SC a ser catalogado na Biblioteca Nacional, reúne a descrição de 27 práticas cooperativas realizadas em 27 escolas, com o apoio de 14 cooperativas, que se destacaram em 2017. Entre elas, está a atividade criada pela Escola Núcleo Número Um, de Cunha Porã, coordenada pela Auriverde. Por meio de uma dinâmica para ouvir a ideias de alunos e pais, a escola promoveu a melhoria do espaço e integrou os pais à escola.

[themoneytizer id=”16208-2″]

 

“Estamos maravilhados porque somos uma escola nova no Programa, iniciamos em 2016, e a primeira atividade que desenvolvemos está no livro. Então é um orgulho, é emocionante. Isso faz com que a gente queira fazer mais e melhor e continuar essa caminhada. Vimos muitas mudanças acontecer e percebemos que colhemos muitas coisas boas depois que o Cooperjovem entrou na nossa escola”, comenta a diretora Rosane Santi Bueno. Ela, juntamente com outras duas professoras da escola, participou dos três dias do evento.

O segundo dia do Encontro contou com a palestra “A escola que encanta e transforma vidas”, seguida de oficina temática, de Max Haetinger, e com a palestra “Cooperação, Cidadania e Educação”, de Júlio César Furtado dos Santos. À noite, os participantes compareceram ao Baile de Danças Circulares, conduzido por Renata Carvalho Lima Ramos. O último dia foi de sensibilização para a Coopa de Futebol Cooperativo 2018, realizada pelo Projeto Cooperação, com participação especial de Cláudio Thebas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC

Posts Relacionados

Os grandes nomes do marketing que estarão no Empreende Brazil Conference

Medidas preventivas para amenizar enchentes e inundações

Festival Conecta + reunirá grandes nomes da Comunicação e Desenvolvimento

Águas Azuis participa da SC Expo Defense 2024

Palestra na ExpoGestão vai ajudar executivos a comunicar com confiança

Sebrae/SC alerta a população sobre golpes virtuais aplicados sobre MEIs

Conheça histórias de sucesso de mães empreendedoras em Florianópolis

Obra no canal do Rio Águas Vermelhas pretende amenizar enchentes em Joinville

Oporto, em Porto Belo, é ponto de coleta de doações para vítimas das enchentes no RS

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis