Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Dia da Família na Escola é marcado por intensa programação no Oeste

Dia da Família na Escola é marcado por intensa programação no Oeste

Palestras, oficinas, gincana, atividades de lazer e simulado da Olímpiada do Conhecimento estão na programação do Dia da Família na Escola no Oeste catarinense, neste sábado (7). As atividades serão desenvolvidas em Chapecó, São Lourenço do Oeste, Maravilha, Xanxerê, Pinhalzinho e São Miguel do Oeste. O projeto de lei foi proposto pelo Movimento Santa Catarina pela Educação. Neste ano, a proposta é fazer uma reflexão sobre a importância do apoio da família na construção do projeto de vida pelos estudantes, ainda mais considerando os desafios do mundo do trabalho em constante transformação.

Todas as escolas municipais e estaduais, além da rede escolar da FIESC (SESI e SENAI), FECOMÉRCIO (SESC e SENAC), FAESC (SENAR) e FETRANCESC (SEST e SENAT), estão mobilizadas para promover ações educativas e recreativas alusivas ao tema.

De acordo com o vice-presidente regional oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, a maior participação dos pais na vida escolar dos filhos contribui muito para o aprendizado. “O Dia da Família na Escola é uma importante oportunidade para chamar a atenção para isso”.

Neste ano, o tema é “Família, Projeto de Vida e Escolha Profissional”. O diretor regional Oeste do SENAI e interlocutor da Câmara Regional de Educação, Almeri Dedonatto, frisa que a expectativa é mobilizar mais de um milhão de pessoas da comunidade escolar em todo o Estado, tanto da rede pública municipal e estadual, como da rede de escolas da FIESC, FECOMÉRCIO, FAESC E FETRANCESC, bem como os trabalhadores das empresas e os colaboradores das entidades. “Temos uma programação completa com a intenção de fortalecer a educação e a importância da participação dos pais”.

Nas escolas municipais e estaduais de Chapecó a programação do Dia da Família na Escola será no próximo sábado, dia 14. De acordo com a gerente de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional, Maria de Lurdes Seben, neste ano o projeto prioritário da Gered é o envolvimento dos pais e familiares. No dia 14 será promovida uma palestra show com David Freitas e Vilson Cechetti para familiares das 42 escolas da rede estadual de educação às 14 horas, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes. No total, a rede estadual possui 23.500 alunos dos ensinos fundamental e médio. “Quando existe uma estrutura familiar e os pais ou responsáveis acompanham o aluno, o desempenho dele no processo de ensino-aprendizagem é muito melhor. O suporte da família é fundamental e queremos reforçar isso neste ano. Teremos a atividade no dia 14, mas trabalharemos durante o ano todo com esse foco”, realça Maria de Lurdes.

As 83 unidades educativas da rede municipal de educação também participarão de diversas atividades no dia 14. De acordo com a secretária de Educação, Sandra Maria Galera, as escolas organizaram palestras, oficinas envolvendo adultos, crianças e adolescentes, futebol, café da manhã, comemoração de aniversário de escola, bingos, brinquedos infláveis, gincanas e lanches especiais. “Salientamos a importância de a família participar da vida escolar dos filhos em todos os momentos e, principalmente, neste dia em especial, pois isso reflete diretamente no desempenho dos alunos”.

Dia da Família na Escola

A proposta da criação do Dia da Família na Escola, que chega a seu segundo ano, surgiu da Campanha Pais pela Educação, lançada pelo Movimento SC pela Educação em 2014. Um dos estímulos é uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), segundo a qual os estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção. O objetivo da iniciativa é estimular a participação dos pais na vida escolar dos filhos.

O Movimento SC pela Educação

Criado em 2012 como uma iniciativa da indústria, com o apoio das federações dos trabalhadores, o Movimento ganhou a adesão do comércio (Fecomércio-SC), da agricultura (Faesc) e dos transportes (Fetrancesc) e passou a se chamar em 2016 Movimento Santa Catarina pela Educação. A iniciativa tem apoio ainda de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC). Seus principais desafios são proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.

 

[themoneytizer id=”16208-28″]

 

PROGRAMAÇÃO NO SENAI CHAPECÓ:

 

 

Dia 06/04 – Sexta-feira

Palestra sobre “Educar nos dias de hoje”

Palestrante: Escola de Pais do Brasil

Local: Biblioteca do SENAI, às 19 horas

 

Dia 07/04 – Sábado – Dia da Família na Escola – das 09 às 11 horas – no SENAI

Oficinas

  • Realidade virtual
  • Inspeção veicular
  • Jogos modernos e antigos
  • Inclusão digital
  • Contação de história
  • Como fazer seu dinheiro render mais
  • Sabão sustentável

 

Especial para você

  • Maquiagem
  • Limpeza de pele
  • Pintura facial
  • Mateada
  • Lanche
  • Apresentação cultura

 

 

PROGRAMAÇÃO DA EJA SESI CHAPECÓ:

 

Dias 02 a 05/04 – Segunda a sexta-feira

Palestra sobre “Projeto de vida e escolha profissional” e distribuição de cartilhas.

 

Dia 07/04 – Sábado

Oficina Pais e Filhos

Local: Sala SESI Matemática no Senai/Chapecó

Horário: das 08h30 às 11h30 e das 13 às 16 horas

 

 

PROGRAMAÇÃO NO SEST/SENAT CHAPECÓ:

 

Dia 06/04 – Sexta-feira

Encontro de pais e oficina para elaboração de um projeto de vida pessoal e profissional dos jovens aprendizes com a colaboração de seus pais.

Horário: 19h15

 

 

PROGRAMAÇÃO NO SENAI XANXERÊ:

 

Dia 07/04 – Sábado – Dia da Família na Escola – das 08h30 às 10h30 – no SENAI

 

  • 08h30 às 9h: Recepção com café da manhã
  • 09h às 9h45: Palestra “Pais brilhantes, alunos fascinantes”
  • 09h45 às 10h30: Oficinas (pais e filhos): eletricidade, primeiros socorros, jogos e mecânica

 

 

PROGRAMAÇÃO NA EJA SESI XANXERÊ:

 

Dias 02 a 05/04 – Segunda a sexta-feira

Palestra sobre “Projeto de vida e escolha profissional” e distribuição de cartilhas.

 

Dia 07/04 – Sábado

Oficina Pais e Filhos

Local: UOS 233 Xanxerê

Horário: das 13 às 16 horas

Nesse dia serão exploradas as salas de Comunicação e Mídias (espaço da leitura e contação de histórias), Matemática e Robótica.

 

[themoneytizer id=”16208-28″]

 

PROGRAMAÇÃO NA EJA SESI SÃO MIGUEL DO OESTE E PINHALZINHO

 

Dias 02 a 05/04 – Segunda a sexta-feira

Palestra sobre “Projeto de vida e escolha profissional” e distribuição de cartilhas.

 

Dia 07/04 – Sábado

Oficina Pais e Filhos

Local: Sala SESI Matemática no SENAI de São Miguel do Oeste e no Espaço Maker em Pinhalzinho

Horário: 08h30 às 11h30 e das 13 às 16 horas

Em São Miguel do Oeste, o PITE fará apresentações de robótica, interagindo com os participantes e demonstrando atividades do projeto.

 

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores